Com o tema ‘Viver é a melhor escolha: acolher, ouvir, cuidar’, a Secretaria de Mobilidade Urbana de Palmas (Semob) realizou nesta quarta-feira, 10, Dia Nacional de Prevenção ao Suicídio, mais uma edição do Programa Saber para Servir. A iniciativa fez parte das ações da Campanha Setembro Amarelo e destacou a importância de dialogar sobre saúde mental em diferentes espaços da sociedade: da família às empresas, passando pela imprensa e pelo poder público.
Durante o encontro, a tenente-coronel e psicóloga do Corpo de Bombeiros Militar e do Centro de Saúde do Tribunal de Justiça, Juliana Corgozinho, enfatizou que falar sobre saúde mental é fundamental para salvar vidas. Segundo ela, mais de 90% dos casos de suicídio poderiam ser evitados com acolhimento e tratamento adequados.
“Essas pessoas querem ser ouvidas. Mas ouvir é diferente de julgar ou comparar. Qualquer pessoa pode ser uma boa ouvinte e contribuir para a recuperação de alguém em sofrimento, não é um trabalho exclusivo dos profissionais da saúde mental”, afirmou.
Também participou da roda de conversa a enfermeira especialista em saúde mental da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), Mayla Alves, que ressaltou o papel dos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) no cuidado com a saúde mental da população palmense, destacando o trabalho do CAPS AD III, voltado ao tratamento da dependência de álcool e drogas.
Para a superintendente de mobilidade urbana da Semob, Valéria Oliveira, essa foi mais uma das palestras promovidas pela pasta com o objetivo de capacitar os servidores do Município. “O Programa Saber para Servir segue comprometido em promover momentos que fortaleçam o bem-estar, a consciência coletiva e a valorização da vida”, afirmou.
Coincidentemente no dia dessa palestra, o governo federal oficializou a campanha Setembro Amarelo, instituindo o dia 10 de setembro como data oficial, conforme a Lei nº 15.199/2025.
Saber para Servir
O Programa Saber para Servir é uma iniciativa da Secretaria de Mobilidade Urbana, alinhada ao Plano de Mobilidade Urbana instituído pelo Decreto nº 2.618. O programa busca promover a capacitação contínua dos servidores públicos, unindo o aperfeiçoamento técnico à valorização humana. Com encontros mensais, o programa estimula a troca de conhecimentos e reflexões sobre temas essenciais para o fortalecimento do serviço público.
Texto: Samuel Cunha, sob supervisão de Abelson Ribeiro
Edição: Fernanda Sousa
Prefeitura de Palmas firma cooperação com Conselho de Arquitetura e Urbanismo para fortalecer habitação social…
Prefeitura de Palmas abre processo eleitoral do Conselho Municipal de Políticas Culturais Período de inscrições…
Familiares e comunidade escolar prestigiam primeiro desfile cívico do Cmei Amâncio de Moraes Crianças atendidas…
Prefeitura de Palmas realiza 1ª reunião de grupo para fortalecer política habitacional GIPP objetiva articular…
Nesta sexta-feira (12/9), a Escola de Tempo Integral Almirante Tamandaré, na Arse 132 (1.306 Sul),…
A senadora Augusta Brito (PT-CE) assumiu o cargo de procuradora especial da Mulher na terça-feira…