Com apoio da Prefeitura de Palmas, por meio da Fundação Municipal de Meio Ambiente (FMA), a Capital vai receber a ‘Caravana Eletrônico Não é Lixo’, nos próximos dias 5 e 6 de setembro. Será a oportunidade para que os palmenses que têm eletrodomésticos e equipamentos eletrônicos em desuso em casa possam realizar o descarte ambientalmente correto. A iniciativa itinerante é da organização não governamental (ONG) “Programando o Futuro”. Podem ser descartados itens como computador, cabos de carregador e televisão, por exemplo.
Palmas receberá a caravana em pontos distintos e estratégicos. Na sexta-feira, 5, a população poderá levar seus equipamentos eletrônicos até a Feira Coberta da 304 Sul, das 10 horas às 20 horas. Já no sábado, 6, a coleta será realizada em Taquaruçu, no mesmo horário, durante a programação do Festival Gastronômico (FGT), na Praça Joaquim Maracaípe com a estrutura completa, sendo ônibus e tenda.
A caravana quer promover a logística reversa, o recondicionamento e a reciclagem de equipamentos eletrônicos, evitando o descarte incorreto no lixo comum. Outro objetivo é contribuir para a formação de jovens e adultos em cursos de inclusão digital, utilizando os materiais recondicionados para este fim.
Prevenir contaminação
A recomendação é que a população participe ativamente da ação e leve os equipamentos inteiros até o ponto de coleta montado no local do evento. A FMA reforça que a destinação incorreta de eletrônicos pode provocar contaminação ambiental, já que lixo eletrônico contém metais pesados e substâncias tóxicas como mercúrio, chumbo e cádmio. Além disso, oferece riscos à saúde e com a destinação correta, evita ainda o desperdício de recursos.
O presidente da FMA, Isac Braz da Cunha, destacou a importância do trabalho realizado com a coleta de materiais eletrônicos e convidou a comunidade para participar. “A ação se envolve logística reversa. Esses produtos devem ser recolhidos e destinados aos fabricantes para reciclagem. Vão ser dois dias de oportunidade para que as pessoas entreguem seu material eletrônico que não têm mais serventia. É muito importante que a comunidade participe”, declarou.
O que pode descartar?
Informática: computadores, notebooks, monitores (tubo, LED, LCD), teclados, mouses, impressoras, modems, etc.
Eletrônicos: aparelhos de som, DVD players, videocassetes, controles remotos, fornos micro-ondas, secadores e pranchas de cabelo, etc.
Aparelhos Telefônicos: celulares, smartphones, telefones com e sem fio, acessórios, etc.
Resíduos Eletrônicos: baterias, cabos, carregadores, adaptadores, etc.
Texto: Cyntia Miranda
Edição: Juliana Matos
Portaria Nº 3887/2025 - PRESIDÊNCIA/ASPRE, de 27 de novembro de 2025 Dispõe sobre a…
Com espírito de integração e união entre os(as) servidores(as) de todo o Poder Judiciário do…
Na semana em que o judiciário esteve mobilizado para dar celeridade ao julgamento de processos…
A celebração do casamento de 16 casais marcou a 6ª edição do JUS em Ação…
O Poder Judiciário do Tocantins marcou presença no Seminário Mudanças Climáticas 2025, realizado na última…
O Poder Judiciário do Tocantins publicou, no Diário da Justiça desta segunda-feira (1º/12), a Resolução…