Com apoio da Prefeitura de Palmas, por meio da Fundação Municipal de Meio Ambiente (FMA), a Capital vai receber a ‘Caravana Eletrônico Não é Lixo’, nos próximos dias 5 e 6 de setembro. Será a oportunidade para que os palmenses que têm eletrodomésticos e equipamentos eletrônicos em desuso em casa possam realizar o descarte ambientalmente correto. A iniciativa itinerante é da organização não governamental (ONG) “Programando o Futuro”. Podem ser descartados itens como computador, cabos de carregador e televisão, por exemplo.
Palmas receberá a caravana em pontos distintos e estratégicos. Na sexta-feira, 5, a população poderá levar seus equipamentos eletrônicos até a Feira Coberta da 304 Sul, das 10 horas às 20 horas. Já no sábado, 6, a coleta será realizada em Taquaruçu, no mesmo horário, durante a programação do Festival Gastronômico (FGT), na Praça Joaquim Maracaípe com a estrutura completa, sendo ônibus e tenda.
A caravana quer promover a logística reversa, o recondicionamento e a reciclagem de equipamentos eletrônicos, evitando o descarte incorreto no lixo comum. Outro objetivo é contribuir para a formação de jovens e adultos em cursos de inclusão digital, utilizando os materiais recondicionados para este fim.
Prevenir contaminação
A recomendação é que a população participe ativamente da ação e leve os equipamentos inteiros até o ponto de coleta montado no local do evento. A FMA reforça que a destinação incorreta de eletrônicos pode provocar contaminação ambiental, já que lixo eletrônico contém metais pesados e substâncias tóxicas como mercúrio, chumbo e cádmio. Além disso, oferece riscos à saúde e com a destinação correta, evita ainda o desperdício de recursos.
O presidente da FMA, Isac Braz da Cunha, destacou a importância do trabalho realizado com a coleta de materiais eletrônicos e convidou a comunidade para participar. “A ação se envolve logística reversa. Esses produtos devem ser recolhidos e destinados aos fabricantes para reciclagem. Vão ser dois dias de oportunidade para que as pessoas entreguem seu material eletrônico que não têm mais serventia. É muito importante que a comunidade participe”, declarou.
O que pode descartar?
Informática: computadores, notebooks, monitores (tubo, LED, LCD), teclados, mouses, impressoras, modems, etc.
Eletrônicos: aparelhos de som, DVD players, videocassetes, controles remotos, fornos micro-ondas, secadores e pranchas de cabelo, etc.
Aparelhos Telefônicos: celulares, smartphones, telefones com e sem fio, acessórios, etc.
Resíduos Eletrônicos: baterias, cabos, carregadores, adaptadores, etc.
Texto: Cyntia Miranda
Edição: Juliana Matos
Em diálogo com fazedores de cultura, Fundação Cultural de Palmas define aplicação de recursos da…
Ensaio aberto do projeto teatral da Fundação Cultural de Palmas conquista público Cia de Teatro…
Gestão Eduardo Siqueira Campos projeta marca histórica de mais de 2,2 mil imóveis regularizados em…
Prefeitura de Palmas garante médicos e enfermeiros para as 85 equipes de Estratégia Saúde da…
Em contagem regressiva, 19º Festival Gastronômico de Taquaruçu já prepara estrutura para receber visitantes Com…
Ação Social de Palmas articula parceria com Receita Federal para uso de mercadorias apreendidas Bens…