Nos primeiros cem dias de gestão do prefeito Eduardo Siqueira Campos, a Secretaria Municipal de Agricultura e Serviços do Interior (Seasi) promoveu diversas ações no campo, com foco no fortalecimento da agricultura familiar, na recuperação de estradas vicinais e na promoção da segurança alimentar.
À frente da pasta, o secretário Major Negreiros concentrou esforços em diagnosticar as reais necessidades das comunidades rurais, ouvindo produtores por meio de associações locais e promovendo visitas técnicas. A partir desses levantamentos, foram implementados planos de ação voltados à ampliação do Cadastro da Agricultura Familiar (CAF), com a adesão de 70 produtores, o que permitiu maior inclusão dos pequenos agricultores em programas de assistência técnica.
Assistência técnica e infraestrutura
Como resposta imediata às demandas do campo, a Seasi disponibilizou tratores para gradagem de solo, realizou análises de solo, distribuiu calcário e deu início à escavação de viveiros para piscicultura.
Outra frente de trabalho desenvolvida pela secretaria foi a manutenção de estradas vicinais, com patrolamento e desvio de águas. Atualmente, mais de 50 máquinas estão em operação em regiões como São João I e II, Coqueirinho, Piabanha, Veredão, Estiva, Vale da Cachoeira e Água Fria, garantindo maior mobilidade e melhor escoamento da produção.
Hortas comunitárias e segurança alimentar
No eixo agricultura urbana, o destaque foi o atendimento às 21 hortas comunitárias em atividade. Espaços que têm se tornado referência em produção de alimentos saudáveis e geração de renda. Destas, seis hortas serão reformadas ainda em 2025, e mais duas novas unidades serão implantadas nos setores Jardim Vitória I e Palmas Sul.
As hortas comunitárias têm recebido acompanhamento técnico constante da secretaria. O diretor de assistência técnica da Seasi, Guilherme Vaz Burns, destaca que o objetivo é tornar esses espaços modelos para a cidade, incentivando o consumo de alimentos seguros e de qualidade.
Fortalecimento da produção local
Outra frente importante da agricultura municipal tem sido a ampliação da rede de inspeção e certificação sanitária dos produtos locais. O número de empreendedores regularizados dobrou em relação ao ano anterior, passando de 15 para 30 produtores com selo de inspeção, o que permite, inclusive, que alguns deles possam vender seus produtos para outros estados, garantindo à população o consumo de alimentos com procedência e qualidade asseguradas.
Para o secretário Major Negreiros, o município tem trabalhado incansavelmente para fortalecer o homem do campo, com a ampliação do cinturão verde, e garantir que mais famílias possam viver com mais dignidade. “Através da determinação do prefeito Eduardo Siqueira Campos, estamos fazendo uma revolução no campo, com ações emergenciais e políticas públicas estruturantes, consolidando Palmas como uma referência em agricultura urbana, familiar e sustentável”, disse.
Ainda de acordo com Negreiros, as ações devem se intensificar ao longo dos anos, com novos investimentos, parcerias e iniciativas voltadas à valorização do produtor rural palmense.
Texto: Marcio Greick / Daniel Reis (estagiário sob a supervisão da Diretoria de Jornalismo)
Edição: Wédila Jácome
1/1
1/1
1/1
A Prefeitura de Palmas, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (Semus), manifesta profundo pesar…
Prefeito Eduardo Siqueira Campos leva diversão ao CMEI Juscéia Garbelini ao se fantasiar de coelho…
Centro de Atendimento ao Servidor terá alteração de horário entre dias 22 a 25 de…
Prefeitura de Palmas incentiva cadastro gratuito de cães e gatos no novo sistema nacional ‘SinPatinhas’…
“Deus viu que tudo era muito bom” é o lema da Campanha da Fraternidade 2025,…
Parque Cesamar recebe Páscoa dos Sonhos em clima de encantamento Abertura da programação, realizada pela…