A Prefeitura de Palmas, por meio da Agência Municipal de Turismo (Agtur), reforça a importância de que empresas e profissionais que atuam no setor turístico estejam devidamente registrados no Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos (Cadastur), sistema do Ministério do Turismo. O cadastro é gratuito e obrigatório para diversas atividades ligadas ao turismo e representa uma ferramenta essencial para o fortalecimento e a profissionalização do setor.
O Cadastur reúne informações sobre prestadores de serviços turísticos em todo o país, permitindo maior organização, transparência e segurança tanto para o visitante quanto para os empreendedores locais. Nele constam atualmente 949 prestadores cadastrados em Palmas, abrangendo segmentos como meios de hospedagem, agências de turismo, guias, transportadoras turísticas, organizadores de eventos, restaurantes e empreendimentos de lazer.
O cadastro é obrigatório, conforme a Lei nº 11.771, de 17 de setembro de 2008, para as atividades: acampamentos turísticos, agências de turismo, meios de hospedagem, organizadoras de eventos, parques temáticos e transportadoras turísticas. Além disso, o Cadastur também é obrigatório para profissionais que atuam como guias de turismo (pessoa física ou microempreendedor individual). Sem esse registro, empresas e prestadores de serviços podem ser multados por atuação irregular.
Quem deve se cadastrar
Uma novidade no Cadastur é a inclusão do cadastramento de produtores rurais e agricultores familiares, considerada um marco importante para o desenvolvimento do turismo rural. Segundo o Ministério do Turismo, a nova regulamentação, estabelecida pela Portaria nº 25, de 3 de setembro de 2025, aplica-se àqueles que oferecem serviços turísticos remunerados em suas propriedades, de forma complementar à sua atividade principal e não descaracteriza a condição de produtor rural ou agricultor familiar para quaisquer fins legais, garantindo que eles mantenham seus direitos e benefícios.
Para se cadastrar, o processo é simples e online, por meio do site www.cadastur.turismo.gov.br. Basta preencher os dados, anexar os documentos solicitados e acompanhar o andamento da solicitação. “O cadastro é fundamental para garantir a qualidade e a formalização dos serviços turísticos, além de abrir portas para novas oportunidades de negócios, capacitações e acesso a programas de incentivo”, destacou a presidente da Agtur, Ana Paula Setti Nogueira.
Texto: Josiane Mendes
Edição: Juliana Matos
Com a proposta de promover alinhamento técnico e institucional, com troca de experiências, escuta qualificada…
A Presidência do Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO) e a Corregedoria-Geral da Justiça publicaram,…
Integrantes do Núcleo de Atendimento Integrado (NAI), que atuam diretamente com adolescentes em conflito com…
Servidores concluem curso de Elaboração de Projetos para Captação de Recursos Formação capacitou servidores sobre…
Prefeitura de Palmas participa do 3º Encontro de Lideranças Supermercadistas do Tocantins Evento, realizado nesta…
O Superior Tribunal de Justiça (STJ) selecionou duas propostas de enunciados elaboradas por profissionais do…