Categories: Palmas

Prefeitura de Palmas retira 340 toneladas de lixo descartado irregularmente próximo ao Aterro Sanitário | Prefeitura Municipal de Palmas


Prefeitura de Palmas retira 340 toneladas de lixo descartado irregularmente próximo ao Aterro Sanitário

Destinação inadequada de resíduos domésticos e de construção traz impactos ao meio ambiente e à saúde pública

A Prefeitura de Palmas, por meio da Secretaria de Infraestrutura e Obras Públicas (Seiop), realizou nesta quarta-feira, 9, uma operação de limpeza na estrada que dá acesso ao Aterro Sanitário da Capital. A ação foi necessária após o acúmulo de 341 toneladas de lixo descartado de forma irregular, transformando o local em um verdadeiro lixão a céu aberto.

Durante a ação, as equipes de limpeza recolheram, em vários pontos da via, restos de material de construção, móveis, eletrodomésticos, lixo doméstico e galhadas, além de resíduos domésticos e vegetais que a Prefeitura de Palmas recolhe por meio dos serviços regulares de limpeza urbana.

O engenheiro civil da Seiop, Bruno Mouzinho, lamentou a recorrência do problema. “Estão transformando o acesso ao Aterro Sanitário, um empreendimento que dá a destinação correta a resíduos e, consequentemente, cuida da saúde pública, em um verdadeiro lixão a céu aberto. Precisamos da colaboração da população para que tenham mais cuidado com a nossa cidade. Essa ação de limpeza demanda recursos e o tempo de funcionários para retirar resíduos que já poderiam ser descartados corretamente por meio dos serviços públicos oferecidos”, destacou.

Crime ambiental

O descarte irregular de lixo, além de causar impactos ambientais e sanitários, também representa crime previsto em lei. Conforme a Lei de Crimes Ambientais (Lei nº 9.605/1998), destinação inadequada de resíduos, incluindo entulhos e resíduos volumosos, é passível de reclusão, detenção ou multa, além de prestação de serviços comunitários, dependendo da gravidade do dano causado ao meio ambiente.

A Seiop ressalta que o cidadão pode utilizar os canais da Prefeitura para solicitar o recolhimento de resíduos, por meio do canal de atendimento (63) 3212-7417, evitando, assim, práticas que prejudiquem o espaço urbano, o meio ambiente e a qualidade de vida da população. Denúncias podem ser feitas à Guarda Ambiental através do 153.

Texto: Alcione Luz
Edição: Juliana Matos



FONTE

Tribuna do Tocantins

Recent Posts

Educação de Palmas promove treinamento sobre a Lei de Licitações para equipes administrativas do órgão | Prefeitura Municipal de Palmas

Educação de Palmas promove treinamento sobre a Lei de Licitações para equipes administrativas do órgão…

9 horas ago

3ª Marcha Vidas Negras Importam será realizada nesta quinta-feira, 27, em Taquaralto | Prefeitura Municipal de Palmas

3ª Marcha Vidas Negras Importam será realizada nesta quinta-feira, 27, em Taquaralto Ato integra a…

10 horas ago

Painel final do Seminário de Gestão Pública aborda equilíbrio entre esferas de responsabilização e reformas legais

O juiz auxiliar da Presidência do Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO), Arióstenis Guimarães Vieira,…

10 horas ago

Câmara aprova dispensa de licitação em obras executadas pelo Exército em parceria com órgãos públicos – Notícias

26/11/2025 - 19:37   •   Atualizado em 26/11/2025 - 19:50 kayo Magalhães/Câmara dos Deputados…

10 horas ago

Sob ‘alerta laranja’ Defesa Civil de Palmas orienta moradores | Prefeitura Municipal de Palmas

Sob ‘alerta laranja’ Defesa Civil de Palmas orienta moradores Dados do Inmet apontam para um…

10 horas ago

Fundação Cultural comemora prestígio e sucesso alcançados pelo ‘I Seminário de Patrimônio Cultural e Museus de Palmas’ | Prefeitura Municipal de Palmas

Fundação Cultural comemora prestígio e sucesso alcançados pelo ‘I Seminário de Patrimônio Cultural e Museus…

11 horas ago