No início da tarde desta terça-feira, 17, a Prefeitura de Palmas, por meio da Secretaria Municipal de Mobilidade, Planejamento e Desenvolvimento Urbano (Sempdu), realizou reunião com representantes de condomínios da Capital para apresentar e debater proposta para disciplinar a emissão do Alvará Autodeclaratório, Habite-se e Certificado de Conclusão de Obra para edificações unifamiliares.
A reunião teve como objetivo discutir procedimentos de aprovação de projetos arquitetônicos em condomínios que possuem normativas próprias de edificação, mantendo o cumprimento integral da legislação urbanística municipal.
Foram apresentados e esclarecidos os critérios do modelo autodeclaratório, que contribuem para maior agilidade, previsibilidade e segurança jurídica aos processos. A proposta recebeu retorno positivo dos participantes, com contribuições técnicas relevantes para o aprimoramento de portaria – em elaboração – que discipline o assunto.
Segundo o secretário Israel Henrique, é fundamental reforçar a parceria institucional com os conselhos de classe e a sociedade. “Ficamos gratos pelo empenho e a participação dos representantes dos condomínios, do CAU e do Crea, e reforçamos que essa parceria é essencial para a construção de soluções conjuntas, para a desburocratização dos processos e a melhoria contínua do atendimento ao contribuinte, sempre com foco no ordenamento urbano sustentável de Palmas”, frisou.
A reunião contou com a participação do secretário municipal de Mobilidade, Planejamento e Desenvolvimento Urbano, Israel Henrique de Melo Sousa; da superintendente de Urbanismo, Aymme Katherine Vidovix; do diretor de Análise de Projetos, Max Israel Ferreira da Silva; e da chefe de divisão de Análise de Projetos Arquitetônicos, Rosana Delmundes Bezerra, além de representantes das administrações condominiais, do Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU) e do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea), cuja colaboração foi fundamental para o diálogo e o aprimoramento da proposta.
Texto: Abelson Ribeiro
Edição: Juliana Matos
Incentivos à formação de professores para a educação básica foram aprovados pelo Senado nesta quarta-feira (17). Eles…
Prefeitura de Palmas finaliza licitações do Centro de Parto Normal e de Policlínica na região…
O Tribunal de Justiça do Estado do Tocantins (TJTO) e o Governo do Estado, por…
Centro de Especialidades Odontológicas da Prefeitura de Palmas realiza mais de mil atendimentos mensais Espaço…
Prefeitura de Palmas orienta tutores sobre cuidados essenciais para viajar com pets Secretaria de Proteção…
O Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO), por meio da Diretoria do Centro de Comunicação…