A Prefeitura de Palmas, por meio da Secretaria Municipal de Proteção e Bem-Estar Animal (Sebem), alerta para o aumento na presença de animais silvestres nas áreas urbanas a partir do mês de julho, quando se inicia o período reprodutivo de diversas espécies do Cerrado.
Os avistamentos aumentam entre julho e setembro e a observação dos animais deve ser feita à distância, alerta a pasta. Segundo a diretora de Fauna da Sebem, Bruna Almeida, esse comportamento é natural e esperado. “É nessa época que muitas espécies saem em busca de alimento, de abrigo e de parceiros para procriar. Por isso, é importante que a população saiba como agir ao encontrar um animal silvestre, evitando capturas ou agressões”, afirmou.
Entre os animais mais avistados estão o teiú (Salvator merianae), que costuma aparecer em quintais e matas próximas, e a mucura, também conhecida como gambá, comum nos bairros e quintais de Palmas. As aves tico-tico-do-campo e araras-canindé, além da raposa-do-campo, também entram na lista de espécies que se reproduzem nesse período. Já o jacaré-do-papo-amarelo, embora raro em áreas urbanas, pode ser encontrado em rios como o Tocantins e o Araguaia.
Em caso de animal ferido ou fora do habitat, ligue para o número 153. “Cuidar da fauna também é proteger o Cerrado”, concluiu Bruna.
Texto: Fernanda Leme
Edição: Juliana Matos
Espetáculo ‘Abrigo’ encerra a programação da Semana pela Vida realizada pelo Cmei Ana Luíza, em…
Projeto ‘Conexões de Aprendizagem’ promove integração entre as escolas com vistas ao Ideb 2025 Encontros…
Prefeitura de Palmas realiza sorteio dos 56 boxes da Área de Comércio Popular de Taquaralto…
Educação de Jovens e Adultos promove aprendizado e socialização para idosos de Palmas Além da…
Inscrições para o processo de escolha de diretores das escolas de Palmas começam na segunda-feira,…
O sim ecoou na quadra poliesportiva da Escola de Tempo Integral Almirante Tamandaré, na noite…