A Prefeitura de Palmas, por meio da Secretaria Municipal de Proteção e Bem-Estar Animal (Sebem), alerta para o aumento na presença de animais silvestres nas áreas urbanas a partir do mês de julho, quando se inicia o período reprodutivo de diversas espécies do Cerrado.
Os avistamentos aumentam entre julho e setembro e a observação dos animais deve ser feita à distância, alerta a pasta. Segundo a diretora de Fauna da Sebem, Bruna Almeida, esse comportamento é natural e esperado. “É nessa época que muitas espécies saem em busca de alimento, de abrigo e de parceiros para procriar. Por isso, é importante que a população saiba como agir ao encontrar um animal silvestre, evitando capturas ou agressões”, afirmou.
Entre os animais mais avistados estão o teiú (Salvator merianae), que costuma aparecer em quintais e matas próximas, e a mucura, também conhecida como gambá, comum nos bairros e quintais de Palmas. As aves tico-tico-do-campo e araras-canindé, além da raposa-do-campo, também entram na lista de espécies que se reproduzem nesse período. Já o jacaré-do-papo-amarelo, embora raro em áreas urbanas, pode ser encontrado em rios como o Tocantins e o Araguaia.
Em caso de animal ferido ou fora do habitat, ligue para o número 153. “Cuidar da fauna também é proteger o Cerrado”, concluiu Bruna.
Texto: Fernanda Leme
Edição: Juliana Matos
“Estamos aqui para aproximar, escutar e apoiar”, destacou a presidente do Tribunal de Justiça do…
A isenção de Imposto de Renda para quem ganha até R$ 5 mil por mês…
Aluna de programa sociocultural da Guarda Metropolitana de Palmas se destaca no tênis de mesa…
Prefeitura de Palmas inicia substituição dos cartões Verocard Visa utilizados no auxílio-alimentação Saldo dos cartões…
Em comemoração pelo Dia do Servidor Público, o Fórum da Comarca de Paranã sediou, no…
Comitê pela Igualdade Racial de Palmas abre programação do Novembro Negro com audiência na Câmara…