Com a finalidade de aprimorar o uso dos recursos públicos e manter a sustentabilidade fiscal, a Prefeitura de Palmas estabeleceu a meta de redução de custos para o ano de 2025. A diminuição do custeio, que deverá ser de 16,66% em relação à 2024, acrescido das despesas reconhecidas em 2025, foi regulamentada pelo Decreto N.º 2.649, publicado no Diário Oficial do Município (DOM) N.º 3.641 desta segunda-feira, 27.
De acordo com o decreto, deverá ser implementada pelos órgãos e entidades da administração pública municipal, direta e indireta, conforme levantamento de cada unidade gestora, com exceção das pastas da Educação, Saúde, Assistência Social e as despesas com folha de pagamento.
De acordo com o secretário de Planejamento, Orçamento e Licitações, André Fagundes, para o estabelecimento da meta foi definido uma economia de dois meses de custeio, sendo que as pastas terão liberdade para definir os cortes sem que prejudiquem a realização de serviços essenciais. As pastas devem apresentar esse plano de redução até 15 de fevereiro, para que seja aprovado pelo gabinete do prefeito Eduardo Siqueira Campos.
Segundo Fagundes, “a meta geral da redução de despesas poderá ser revista ao longo do exercício, com base na dinâmica econômica e fiscal da gestão”. A Secretaria Municipal de Planejamento, Orçamento e Licitações será responsável pelo monitoramento contínuo das metas estabelecidas, com revisões em julho de 2025 para garantir o cumprimento das metas de redução.
Os principais pontos da redução de custos incluem:
Reconhecimento de despesas anteriores
Também foi publicado no Diário Oficial de segunda-feira, o Decreto N.º 2.648, que estabelece os procedimentos para o reconhecimento e pagamento de despesas referentes a exercícios anteriores, com ênfase nas pendências de 2024. O decreto visa garantir a continuidade dos serviços públicos e o cumprimento das obrigações financeiras do município, respeitando a disponibilidade orçamentária e financeira.
Para o reconhecimento das despesas deverão ser observados os seguintes pontos:
Texto: Samara Martins/Secom Palmas
Edição: Denis Rocha/Secom Palmas
O Núcleo de Apoio às Comarcas do Tribunal de Justiça do Tocantins (Nacom/TJTO) encerra 2025…
Oferta de vacina BCG em Palmas será centralizada em duas unidades no período de festas…
Prefeitura intensifica serviços de limpeza urbana após chuva intensa em Palmas Equipes da Secretaria Municipal…
Prefeitura injeta R$ 33 milhões na economia local com pagamento da 2ª parcela do 13º…
Da política pública ao afeto: ações municipais transformam a vida de animais e famílias em…
O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) apresentou, nesta quinta-feira (18/12), os resultados do “Diagnóstico Nacional…