Categories: Política

Prefeituras e DF devem divulgar demanda por vagas em creches, aprova Senado — Senado Notícias


O Senado aprovou nesta terça-feira (29) um projeto de lei que torna obrigatórios o levantamento e a divulgação da demanda por vagas na educação infantil de crianças de até 3 anos de idade. O projeto (PL 2.228/2020), do ex-deputado Pedro Cunha Lima, foi aprovado com mudanças e, por essa razão, voltará à Câmara dos Deputados.

De acordo com o texto, o levantamento da demanda deve ser feito anualmente pelos municípios e pelo Distrito Federal (esferas responsáveis pela educação infantil), com o apoio dos estados e da União. Com base nesses dados, DF e municípios devem organizar listas de espera, com critérios de atendimento e acesso público aos nomes dos responsáveis legais pelas crianças.

Os critérios precisam respeitar aspectos como condição socioeconômica familiar e condição de monoparentalidade das famílias (situação em que apenas um dos pais mora com os filhos no mesmo lar).

Levantamento

A sondagem, de acordo com o texto, pode ser feita a partir de busca ativa de crianças a serem matriculadas. O levantamento também pode cruzar informações de sistemas das áreas de saúde e assistência social, cartórios e outros bancos de dados controlados pelos órgãos e pelas entidades da administração pública federal, como o  Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), a Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência Social (DataPrev) e o Conecte SUS (Sistema Único de Saúde).

No caso de falta de vagas, o projeto sugere a expansão da rede, em cooperação federativa.

Repasse de recursos

O texto da Câmara previa que o repasse de recursos federais aos municípios e ao DF seria feito somente com o cumprimento de duas condições: a realização do levantamento estabelecido pelo projeto e a observância dos requisitos tratados no Plano Nacional de Educação (PNE).

No Senado, o texto foi aprovado com emenda sugerida pelo relator do projeto na Comissão de Educação (CE), senador Flávio Arns (PSB-PR), e mantida pela relatora na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), senadora Professora Dorinha Seabra (União-TO). A emenda excluiu a condição de realização do levantamento para que haja apoio do governo federal. Em vez de beneficiar apenas os municípios que fizerem o levantamento, a União deverá priorizar esses entes federados, sem excluir os outros.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)



FONTE

Tribuna do Tocantins

Recent Posts

Quase 600 atos judiciais são registrados durante a 30ª Semana Justiça pela Paz em Casa no Tocantins

Durante a 30ª edição da Semana Justiça pela Paz em Casa, realizada entre os dias…

6 minutos ago

Prefeitura autoriza construção de hortas comunitárias nos setores Jardim Vitória e Palmas Sul | Prefeitura Municipal de Palmas

Prefeitura autoriza construção de hortas comunitárias nos setores Jardim Vitória e Palmas Sul Ordens de…

12 minutos ago

Escola municipal da Capital usa a Semana da Diversidade para levantar pauta antirracista entre alunos | Prefeitura Municipal de Palmas

Escola municipal da Capital usa a Semana da Diversidade para levantar pauta antirracista entre alunos…

19 minutos ago

Prefeitura de Palmas promove arrecadação de ração e incentivo à adoção responsável durante a 2ª Meia Maratona | Prefeitura Municipal de Palmas

Prefeitura de Palmas promove arrecadação de ração e incentivo à adoção responsável durante a 2ª…

47 minutos ago

CDR deve votar anistia aos produtores de cacau afetados pela vassoura-de-bruxa — Senado Notícias

A Comissão de Desenvolvimento Regional (CDR) tem reunião agendada para a terça-feira (2) com nove…

53 minutos ago

2º Pop Rua Jud terá ações de cidadania e solidariedade em Palmas

Em preparação para a 2ª edição do Pop Rua Jud, os membros do Comitê Regional…

1 hora ago