Categories: Estado

Prêmio Comarca Sustentável 2025 reconhece melhores práticas socioambientais do Judiciário tocantinense


O Poder Judiciário do Tocantins reconheceu, nesta sexta-feira (13/06), as unidades judiciárias que mais se destacaram pelas práticas socioambientais realizadas ao longo de 2024. A primeira edição do Prêmio Comarca Sustentável foi entregue às comarcas de Alvorada, Araguaína, Dianópolis e Porto Nacional. A premiação ocorreu durante a programação do III Encontro de Gestão Socioambiental do TJTO.

Instituído este ano pela Comissão Gestora do Plano de Logística Sustentável do Poder Judiciário do Tocantins, o prêmio visa reconhecer o esforço coletivo de magistrados(as) e servidores(as) na realização de ações de sensibilização e solidariedade em prol da sustentabilidade institucional. A ação ainda busca estimular ações sustentáveis desenvolvidas pelas unidades judiciais, promovendo a cultura da sustentabilidade e da responsabilidade social, com foco na centralidade do ser humano no sistema de Justiça.

Todas as comarcas do Estado foram avaliadas por uma comissão, que levou em consideração os indicadores do Sistema de Informação e Gestão Socioambiental (SIGA), relacionados à quantidade de ações realizadas com foco na sensibilização sobre a sustentabilidade, ações solidárias e ações de qualidade de vida no trabalho.

“As comarcas premiadas demonstraram que é possível aliar eficiência na prestação jurisdicional com ações sustentáveis e solidárias. São exemplos que inspiram todo o Judiciário tocantinense”, destacou a presidente da Comissão Gestora do Plano de Logística Sustentável do TJTO, desembargadora Ângela Prudente.

Durante a premiação, o juiz diretor do Foro de Alvorada, Fabiano Gonçalves Marques, comemorou a conquista e destacou o envolvimento coletivo que tornou possível mais uma edição bem-sucedida da campanha local. “Agradecemos muito o reconhecimento. Este ano, a campanha Alvorada Sustentável arrecadou mais de 10 toneladas de materiais recicláveis. Que sigamos avançando, com o apoio de todos os envolvidos”, disse.

Junho Ambiental

A entrega do Prêmio Comarca Sustentável faz parte da programação Junho Ambiental, que desenvolve uma série de ações e eventos com foco na sensibilização e na promoção da sustentabilidade no âmbito do Poder Judiciário do Tocantins.

Ainda neste mês, será implantada a Coleta Seletiva Solidária na Comarca de Novo Acordo, no dia 23. Já no dia 27 de junho, haverá drive-thru da Coleta Seletiva Solidária, das 12 às 18 horas, no estacionamento do TJTO; além da doação solidária de 44 cadeiras de rodas aos hospitais regionais de Palmas, Araguaína e Gurupi, às 14h30.



FONTE

Tribuna do Tocantins

Recent Posts

TJTO realiza reunião de abertura do projeto JUS em Ação nas comarcas de Wanderlândia e Itaguatins

O Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO) realizou, nesta terça-feira (4/11), reuniões virtuais com as…

2 horas ago

Mutirão Fiscal de Porto Nacional segue até sexta-feira (7/11)

O Mutirão Fiscal de Porto Nacional teve início nesta segunda-feira (3/11) com a abertura oficial…

3 horas ago

TJTO abre inscrições para o 2º Prêmio Selo Verde com foco nas boas práticas sustentáveis

Estão abertas até o dia 14 de novembro as inscrições para a segunda edição do…

4 horas ago

Comissões de Prevenção e Enfrentamento ao Assédio do TJTO apresentam novo fluxo de trabalho para melhor acolhimento às vítimas

As Comissões de Prevenção e Enfrentamento ao Assédio e à Discriminação do Tribunal de Justiça…

5 horas ago

Saúde de Palmas registra mais de mil casos de sífilis neste ano na Capital | Prefeitura Municipal de Palmas

Saúde de Palmas registra mais de mil casos de sífilis neste ano na Capital Prefeitura…

6 horas ago

Tocantins pauta 58 julgamentos de crimes contra a vida e supera em 41% mutirão do ano passado

O Poder Judiciário do Tocantins tem agendadas 58 sessões do Tribunal do Júri para novembro…

6 horas ago