Categories: Estado

Prêmio Comarca Sustentável 2025 reconhece melhores práticas socioambientais do Judiciário tocantinense


O Poder Judiciário do Tocantins reconheceu, nesta sexta-feira (13/06), as unidades judiciárias que mais se destacaram pelas práticas socioambientais realizadas ao longo de 2024. A primeira edição do Prêmio Comarca Sustentável foi entregue às comarcas de Alvorada, Araguaína, Dianópolis e Porto Nacional. A premiação ocorreu durante a programação do III Encontro de Gestão Socioambiental do TJTO.

Instituído este ano pela Comissão Gestora do Plano de Logística Sustentável do Poder Judiciário do Tocantins, o prêmio visa reconhecer o esforço coletivo de magistrados(as) e servidores(as) na realização de ações de sensibilização e solidariedade em prol da sustentabilidade institucional. A ação ainda busca estimular ações sustentáveis desenvolvidas pelas unidades judiciais, promovendo a cultura da sustentabilidade e da responsabilidade social, com foco na centralidade do ser humano no sistema de Justiça.

Todas as comarcas do Estado foram avaliadas por uma comissão, que levou em consideração os indicadores do Sistema de Informação e Gestão Socioambiental (SIGA), relacionados à quantidade de ações realizadas com foco na sensibilização sobre a sustentabilidade, ações solidárias e ações de qualidade de vida no trabalho.

“As comarcas premiadas demonstraram que é possível aliar eficiência na prestação jurisdicional com ações sustentáveis e solidárias. São exemplos que inspiram todo o Judiciário tocantinense”, destacou a presidente da Comissão Gestora do Plano de Logística Sustentável do TJTO, desembargadora Ângela Prudente.

Durante a premiação, o juiz diretor do Foro de Alvorada, Fabiano Gonçalves Marques, comemorou a conquista e destacou o envolvimento coletivo que tornou possível mais uma edição bem-sucedida da campanha local. “Agradecemos muito o reconhecimento. Este ano, a campanha Alvorada Sustentável arrecadou mais de 10 toneladas de materiais recicláveis. Que sigamos avançando, com o apoio de todos os envolvidos”, disse.

Junho Ambiental

A entrega do Prêmio Comarca Sustentável faz parte da programação Junho Ambiental, que desenvolve uma série de ações e eventos com foco na sensibilização e na promoção da sustentabilidade no âmbito do Poder Judiciário do Tocantins.

Ainda neste mês, será implantada a Coleta Seletiva Solidária na Comarca de Novo Acordo, no dia 23. Já no dia 27 de junho, haverá drive-thru da Coleta Seletiva Solidária, das 12 às 18 horas, no estacionamento do TJTO; além da doação solidária de 44 cadeiras de rodas aos hospitais regionais de Palmas, Araguaína e Gurupi, às 14h30.



FONTE

Tribuna do Tocantins

Recent Posts

TJTO recebe prêmio nacional em Gestão Estratégica e Governança no Facilit Conectada 2025

O Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO) conquistou, nesta terça-feira (16/9), o prêmio na categoria…

5 minutos ago

Palmas recebe nota máxima no Ranking da qualidade da informação contábil e fiscal | Prefeitura Municipal de Palmas

Palmas recebe nota máxima no Ranking da qualidade da informação contábil e fiscal Conquista reforça…

1 hora ago

Prefeitura de Palmas oferta atendimento da Atenção Primária ao sistema prisional do Município | Prefeitura Municipal de Palmas

Prefeitura de Palmas oferta atendimento da Atenção Primária ao sistema prisional do Município Na Casa…

2 horas ago

Sebrae capacita agentes de desenvolvimento para atuarem como facilitadores de crédito em municípios do Tocantins | ASN Tocantins

O Sebrae Tocantins iniciou a capacitação de agentes de desenvolvimento dos municípios de Divinópolis, Silvanópolis,…

2 horas ago

Conselho Municipal de Habitação realiza segunda reunião ordinária e avança em pautas para a habitação da Capital | Prefeitura Municipal de Palmas

Conselho Municipal de Habitação realiza segunda reunião ordinária e avança em pautas para a habitação…

3 horas ago

Prefeitura de Palmas orienta população sobre descarte irregular de entulhos | Prefeitura Municipal de Palmas

Prefeitura de Palmas orienta população sobre descarte irregular de entulhos Zeladoria Urbana alerta que a…

4 horas ago