Categories: Política

Presidente da Petrobras defende subsídios para a transição energética – Notícias


14/03/2023 – 20:02  

Foto: Roque de Sá/Agência Senado

Jean Paul Prates, presidente da Petrobras, durante lançamento da frente parlamentar

O presidente da Petrobras, Jean Paul Prates, expôs as diretrizes da empresa quanto à transição energética, estratégia defendida por organismos internacionais para a viabilização do desenvolvimento sustentável com o uso de energias renováveis, sobretudo em tempos de mudanças climáticas.

Ele participou nesta terça-feira (14) da reinstalação da Frente Parlamentar de Recursos Naturais e Energia, da qual foi fundador em 2021, quando era senador pelo MDB do Rio Grande do Norte. Ao discursar para deputados e senadores, Prates elogiou os esforços de atividades mais sustentáveis de setores tradicionais e poluentes, como os de energia fóssil e hidrocarbonetos, e sinalizou com subsídios para as novas energias, a partir de fontes renováveis.

“A integração energética e principalmente a transição energética têm um tempo. Cada segmento tem um tempo, mas todos querem existir daqui a 30 anos. Todos: até os de carvão, petróleo e gás, que seriam a era a superar. Esses setores também têm os seus espaços e têm feito esforços para se descarbonizar ao máximo possível. E os setores novos, por muitas vezes, precisaram e continuarão precisando de políticas públicas, de leis fortes, de ajudas governamentais e, porque não dizer, de subvenções e subsídios”, afirmou Prates.

O presidente da Petrobras incluiu o que chamou de “transição energética justa” entre as cinco grandes missões da atual gestão da Petrobras.

“Transição energética que se faz demitindo gente, desqualificando pessoas, abandonando regiões, largando esqueletos para trás não é transição energética justa. Transição energética justa é aquela que recapacita pessoas, reativa regiões e aproveita áreas que já foram, de alguma forma, hospedeiras de um setor que eventualmente está superado ou terminou a sua missão por ali”, disse.

Energia barata
Integrante da frente parlamentar, o deputado Lafayette de Andrada (Republicanos-MG) elogiou sobretudo a disposição de se garantir espaços complementares entre as variadas matrizes energéticas do país.

“As matrizes (energéticas) não precisam se digladiar. Na verdade, todas elas são complementares. O Brasil tem essa diversidade que os outros países do mundo não têm. A nossa energia é barata. O nosso grande desafio é tornar a conta barata para o consumidor. O importante é esse diálogo entre as diversas matrizes”.

As outras quatro missões da Petrobras citadas por Jean Paul Prates são: a retomada da exploração do pré-sal com foco na descarbonização das operações; fortalecimento do perfil nacional da empresa, com presença em todas as regiões do país; realocação de pessoal; e reinternacionalização da Petrobras, com perspectiva de atração de investimentos para o Brasil.

Reportagem – José Carlos Oliveira
Edição – Roberto Seabra



FONTE

Tribuna do Tocantins

Recent Posts

Judiciário apresenta Inventários de Emissões de Gases de Efeito Estufa do Projeto Justiça Carbono Zero

O Judiciário do Tocantins realizou, nesta segunda-feira (25/8), a apresentação final dos Inventários de Emissões…

1 hora ago

Palestra “O Profissional do Futuro” inspira reflexão e valoriza atuação de estagiários(as) no Poder Judiciário do Tocantins

Em um encontro híbrido, o Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO), em parceria com a…

3 horas ago

Mutirão da Prefeitura de Palmas contra a leishmaniose visceral tem mais de 500 pets atendidos | Prefeitura Municipal de Palmas

Mutirão da Prefeitura de Palmas contra a leishmaniose visceral tem mais de 500 pets atendidos…

3 horas ago

Tribunal do Júri de Palmas condena acusado de homicídio e corrupção de menor; pena ultrapassa 17 anos de prisão

O Tribunal do Júri, realizado nesta segunda-feira (25/8), na 1ª Vara Criminal de Palmas, condenou…

4 horas ago

Prefeitura de Palmas recupera mais de 153 mil m² de pavimento em avenidas da região sul em 2025 | Prefeitura Municipal de Palmas

Prefeitura de Palmas recupera mais de 153 mil m² de pavimento em avenidas da região…

4 horas ago

Defesa Civil de Palmas emite alerta de baixa umidade para esta semana | Prefeitura Municipal de Palmas

Defesa Civil de Palmas emite alerta de baixa umidade para esta semana População deve se…

4 horas ago