Categories: Estado

Presidente do TJTO coordena mesa de direito penal em congresso do STJ


Debater 152 propostas de enunciados em cinco eixos temáticos (direito público, direito privado, direito penal, direito processual civil e temas institucionais). Este foi o objetivo do 1º Congresso STJ da Segunda Instância Federal e Estadual, que reuniu representantes dos Tribunais Regionais Federais e Tribunais de Justiça para discutir formas de ampliar a integração e a cooperação em matéria institucional e jurisdicional. Do Tocantins, participaram do evento a presidente do Tribunal de Justiça do Tocantins, desembargadora Maysa Vendramini Rosal, e a vice-presidente, desembargadora Jacqueline Adorno.

Na terça-feira (09/09), a presidente do TJTO participou dos debates como uma das coordenadoras da sessão 13 – competência, procedimentos e garantias processuais no âmbito penal, discutindo a delimitação da competência em crimes ambientais, os limites da audiência de custódia, a atuação do juiz das garantias, a possibilidade de propositura de acordo de não persecução penal em ação privada, a necessidade de intimação pessoal do réu para novo patrocínio em caso de morte do advogado e o direito de assistência judiciária gratuita mediante simples declaração de hipossuficiência.

“Essa interação entre ministros, desembargadores, juízes e operadores de direito é muito importante para a questão da segurança jurídica, são debates essenciais a respeito de assuntos que estão na rotina de todos os magistrados; enunciados importantes para a aplicação do direito, para o nosso trabalho no dia a dia”, pontuou a desembargadora Maysa Vendramini Rosal

A mesa foi presidida pelo ministro Antonio Saldanha Palheiro, presidente da Seção de Direito Penal do Superior Tribunal de Justiça (STJ). Na oportunidade, ele destacou a necessidade de uniformização da interpretação jurídica. “O grande objetivo é firmar um entendimento; isso é que vai trazer segurança jurídica”, destacou.

Também atuou na condução dos trabalhos a desembargadora federal Cibele Benevides Guedes da Fonseca, do TRF5.



FONTE

Tribuna do Tocantins

Recent Posts

Augusta Brito é a nova procuradora especial da Mulher no Senado — Senado Notícias

A senadora Augusta Brito (PT-CE) assumiu o cargo de procuradora especial da Mulher na terça-feira…

24 minutos ago

Estatais dizem que patrocínio ao esporte é estratégico e tem respaldo na lei – Notícias

10/09/2025 - 18:41   Renato Araújo/Câmara dos Deputados Assunto foi debatido na Comissão do Esporte…

1 hora ago

Nota de pesar: Agostinho Nunes de Azevedo | Prefeitura Municipal de Palmas

Nota de pesar: Agostinho Nunes de Azevedo Agostinho atuava no Viveiro da Capital e era…

1 hora ago

debatedores reiteram que o Fundeb é fundamental para a educação pública — Senado Notícias

Em audiência pública nesta quarta-feira (10), professores e gestores afirmaram à Comissão de Educação (CE)…

1 hora ago

Arraias terá ações do Programa de Atenção à Saúde voltado a servidores(as) e magistrados(as) da comarca

Os(as) magistrados(as), servidores(as), estagiários(as) e demais colaboradores(as) da Comarca de Arraias receberão, na próxima semana,…

2 horas ago

Estudantes da rede municipal são alertados quanto aos perigos da internet para crianças e adolescentes | Prefeitura Municipal de Palmas

Estudantes da rede municipal são alertados quanto aos perigos da internet para crianças e adolescentes…

2 horas ago