O Instituto de Previdência Social do Município de Palmas (PreviPalmas) e o Banco do Brasil S.A. firmaram contrato para a prestação de serviços de custódia dos Títulos Públicos Federais pertencentes ao Regime Próprio de Previdência Social (RPPS) de Palmas. A ação tem por objetivo oferecer segurança, transparência e modernização para a gestão dos recursos previdenciários, segundo explicou o presidente do órgão, Raul Neto.
Durante a solenidade de assinatura, o prefeito Eduardo Siqueira Campos destacou que a contratação foi realizada sem qualquer ônus financeiro para o Instituto e não gerou custos adicionais ou taxas a serem pagas. “A opção demonstra responsabilidade e zelo com os recursos públicos”, enfatizou.
O Banco do Brasil é uma instituição financeira de capital misto, com relevante participação do Governo Federal. É, atualmente, a maior custodiante de títulos do país, reconhecido por sua robusta estrutura operacional, ampla experiência e credibilidade no mercado financeiro.
Segundo explicou o presidente do PreviPalmas, Raul Neto, entre os principais benefícios proporcionados por essa contratação destacam-se a maior segurança na guarda e controle dos ativos do RPPS; transparência e rastreabilidade das operações; relatórios detalhados e atualizações periódicas sobre os investimentos; redução de riscos operacionais e maior controle patrimonial; atendimento especializado e suporte técnico qualificado.
Neto lembrou ainda que o Banco do Brasil tem o reconhecimento nacional como a maior instituição custodiante de títulos públicos, alinhamento às melhores práticas de governança e gestão previdenciária, e que oferece ausência de custos para o Instituto, preservando integralmente o patrimônio dos segurados. “Com esta iniciativa, o PreviPalmas reforça seu compromisso com a boa gestão dos recursos previdenciários, buscando sempre garantir segurança, transparência e eficiência na administração dos investimentos que asseguram o futuro dos seus segurados”, finalizou.
Pró-Gestão
O PreviPalmas também assinou, no início deste ano, a adesão ao Pró-Gestão RPPS, programa do Governo Federal que certifica Regimes Próprios de Previdência Social (RPPS) que adotam boas práticas de gestão. O objetivo é incentivar a sustentabilidade financeira e atuarial dos RPPS.
O programa se baseia em controles internos, governança corporativa e educação previdenciária; garante que as aplicações financeiras são realizadas com segurança e responsabilidade; e contribui para a profissionalização dos gestores dos RPPS, ajudando a evitar que mudanças políticas resultem em descontinuidade na gestão previdenciária.
Texto: Georgethe Pinheiro
Edição: Wédila Jácome
A Prefeitura de Palmas, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (Semus), manifesta profundo pesar…
Prefeito Eduardo Siqueira Campos leva diversão ao CMEI Juscéia Garbelini ao se fantasiar de coelho…
Centro de Atendimento ao Servidor terá alteração de horário entre dias 22 a 25 de…
Prefeitura de Palmas incentiva cadastro gratuito de cães e gatos no novo sistema nacional ‘SinPatinhas’…
“Deus viu que tudo era muito bom” é o lema da Campanha da Fraternidade 2025,…
Parque Cesamar recebe Páscoa dos Sonhos em clima de encantamento Abertura da programação, realizada pela…