Cinco juninas do Grupo Especial encantaram o público neste sábado, 28, penúltima noite do 33° Arraiá da Capital, com enredos que abordaram temas ligados à cultura popular. A festa acontece no Estádio Nilton Santos, desde a última quarta-feira, 25, e será encerrada neste domingo, 29.
A primeira apresentação foi da Junina Pula Fogueira, que encenou o Auto da Compadecida, obra original do escritor paraibano Ariano Suassuna. Na sequência, foi a vez da Junina Fogo na Cumbuca encantar a plateia com o tema “Próxima Parada: Sete Além”, que, com um mix de ritmos, animou a todos.
A Cafundó do Brejo foi a terceira junina da noite. Trouxe o tema “Bênção” e falou sobre a colheita de milho, as festas juninas, que chegam feito bênçãos na vida do homem do campo. As músicas e as danças arrancaram aplausos e gritos de empolgação e encantamento do público presente.
A quarta junina da noite foi a São João das Palmas. Com o tema “Sertandia: do Oxente ao Namastê”, uma proposta de interação entre as tradições nordestinas e indianas, como pano de fundo para abordar a diversidade cultural, no compasso de muito forró. A apresentação trouxe alegria e encantou à multidão.
Encerrando a noite, a Junina Pizada da Butina trouxe o tema “Labuta”, para falar sobre a sina da mulher e do homem do campo em produzir, exaltando as virtudes do agronegócio, do ponto de vista do trabalhador e da trabalhadora.
As apresentações foram prestigiadas pela primeira-dama e secretária municipal de Ação Social de Palmas, Polyanna Siqueira Campos, a presidente da Fundação Cultural de Palmas (FCP), Luara Aquino, e diversas outras autoridades municipais e estaduais.
Última noite
E este domingo, 29, será o último dia do Arraiá da Capital, quando mais cinco quadrilhas do Grupo Especial se apresentam, a partir das 19 horas. As apresentações serão na seguinte ordem:
1ª – Arrasta Pé do Liberdade
2ª – Encanto Luar
3ª – Fulô de Mandacaru
4ª – Matutos da Noite
5ª – Explosão Amor Caipira
O resultado da competição junina será anunciado ainda no domingo, após o fim das apresentações das quadrilhas.
Texto: Georgethe Pinheiro
Edição: Juliana Matos
“É com ela que eu quero viver até o fim da vida” A declaração…
Mutirão de encoleiramento da Prefeitura de Palmas contra calazar ocorre neste sábado, 5 Ação promovida…
Prefeitura de Palmas lança edital do Festival Gastronômico de Taquaruçu 2025 com R$ 150 mil…
O Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO) deu início, nesta sexta-feira (4/7), à primeira edição…
O juiz Carlos Roberto de Sousa Dutra, da 1ª Vara Criminal da Comarca de Colinas…
Residente da Fesp produz podcast no Caps AD III de Palmas para fortalecer protagonismo e…