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Professor indígena vence etapa regional do Prêmio Educador Transformador do Sebrae | ASN Tocantins


Na categoria Ensino Fundamental – Anos Finais, o professor indígena Jurandi Souza Xerente levou o 1° lugar na região norte do Prêmio Educador Transformador. O trabalho vencedor leva o nome de Etnomatemática: kuiwdê nitro ‘tora grande da corrida de tora’. Agora o indígena, juntamente com 34 professores finalistas, participará da etapa nacional, que ocorre no próximo dia 23, em São Paulo, durante a Bett Brasil.

Além da participação no evento, que é considerado o maior da América Latina em Educação, os candidatos vencedores em 1º, 2º e 3º lugares na Etapa Nacional receberão certificado de participação e o primeiro colocado, em cada uma das sete categorias, receberá um troféu, pacote de participação em missão nacional para um evento de educação empreendedora, a ser posteriormente definido, e um notebook.

O prêmio, que ocorre todos os anos, é uma iniciativa realizada pelo Sebrae, com o apoio da Bett Brasil e o Instituto Significare. O objetivo é identificar, reconhecer e divulgar projetos educacionais inovadores que estejam alinhados aos princípios da Educação Empreendedora e que sejam desenvolvidos por professores em instituições de ensino públicas ou privadas.

O professor Jurandi Xerente afirmou que ficou surpreso com o resultado da premiação, mas ao mesmo tempo grato por ter seu projeto, que une cultura e Matemática reconhecido. “Fico feliz por o Sebrae está premiando o nosso trabalho, eu como professor indígena, fico feliz de estar transformando a educação do nosso município”, acrescentou.

Educação Empreendedora Sebrae

Criado em 2013 pelo Sebrae, o Programa de Educação Empreendedora do Sebrae. Hoje chamado de Programa Educação Que Transforma, já alcançou 97% dos municípios brasileiros, com 13,5 milhões de atendimentos a alunos e mais de 1 milhão de professores assistidos, com ações que oferecem formação e capacitação, com ferramentas e metodologias pedagógicas específicas. Depois da aprovação da Nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a Educação Empreendedora ganhou força na educação formal brasileira, uma vez que o desenvolvimento de competências empreendedoras está alinhado às novas diretrizes da Educação no país, sendo conteúdo transversal no documento.

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Tribuna do Tocantins

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