Alunos de escolas públicas e privadas, do 8º e 9º ano, têm até a próxima terça-feira, 30, para se inscreverem gratuitamente na 4ª edição da Olimpíada Nacional de Eficiência Energética (Onee). A competição pretende envolver estudantes de todo o país em atividades que proporcionem conhecimento sobre eficiência energética e sustentabilidade, incentivando a educação sobre o consumo consciente de energia, por meio de uma programação que combina aprendizado e entretenimento com desafios “gamificados” e provas interativas. As inscrições podem ser feitas por alunos e professores no site htts://onee.org.br/.
A superintendente de Gestão Escolar da Secretaria Municipal de Educação (Semed), Maria Antônia Machado, acredita que é mais uma oportunidade para os alunos da rede municipal de ensino apresentarem seus projetos relacionados à temática. Segundo ela, a organização da Olimpíada oferece um curso de formação gratuito para estudantes e professores que participarem do evento. O curso possui quatro módulos nas temáticas “Consumo eficiente da energia elétrica”, “Eficiência energética dos aparelhos”, “Eficiência energética e o desenvolvimento sustentável” e “Cuidados no uso da energia elétrica”.
“A Olimpíada Nacional de Eficiência Energética é uma oportunidade incrível para despertar nos jovens o interesse por temas fundamentais como o uso consciente da energia e a sustentabilidade. Através da Onee, conseguimos levar conhecimento de forma lúdica e educativa, incentivando atitudes que fazem a diferença no presente e no futuro. É gratificante ver professores e estudantes engajados em uma causa tão importante para o mundo”, afirma o analista de Eficiência Energética da Energisa Tocantins, Lutiary Basílio.
A Olimpíada Nacional de Eficiência Energética premiará com notebooks o melhor aluno de cada Estado, além de medalhas de ouro, prata e bronze, garantindo que os medalhistas da edição de 2025 conquistem automaticamente uma vaga na 2° fase da Olimpíada Nacional de Ciências (ONC) de 2026, sem precisar disputar a primeira etapa.
Realizada pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e coordenada pela Associação Brasileira de Distribuição de Energia Elétrica (Abradee), a Onee tem o apoio da Energisa no Tocantins e contará, ao todo, com a participação de 48 distribuidoras de energia em todas as regiões do país.
Texto: Milena Botelho (com informações da Energisa)
Edição: Juliana Matos
O Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO) marcou presença na cerimônia de posse da nova…
Está no ar o 5º episódio do podcast Vozes, produzido pela Assessoria de Comunicação e…
Em Taquaruçu, Cmei Cantinho Feliz recebe espetáculo Deu Crise no Sistema Espetáculo aborda temas como…
Festival Estudantil Salve Cerrado revela novos talentos das escolas da zona rural de Palmas Auditório…
Guarda Metropolitana de Palmas prende em flagrante suspeito de tentativa de homicídio no Santa Fé…
Gestão Municipal de Palmas alinha preparativos para Dia D pela Primeira Infância na ETI Padre…