Alunos de escolas públicas e privadas, do 8º e 9º ano, têm até a próxima terça-feira, 30, para se inscreverem gratuitamente na 4ª edição da Olimpíada Nacional de Eficiência Energética (Onee). A competição pretende envolver estudantes de todo o país em atividades que proporcionem conhecimento sobre eficiência energética e sustentabilidade, incentivando a educação sobre o consumo consciente de energia, por meio de uma programação que combina aprendizado e entretenimento com desafios “gamificados” e provas interativas. As inscrições podem ser feitas por alunos e professores no site htts://onee.org.br/.
A superintendente de Gestão Escolar da Secretaria Municipal de Educação (Semed), Maria Antônia Machado, acredita que é mais uma oportunidade para os alunos da rede municipal de ensino apresentarem seus projetos relacionados à temática. Segundo ela, a organização da Olimpíada oferece um curso de formação gratuito para estudantes e professores que participarem do evento. O curso possui quatro módulos nas temáticas “Consumo eficiente da energia elétrica”, “Eficiência energética dos aparelhos”, “Eficiência energética e o desenvolvimento sustentável” e “Cuidados no uso da energia elétrica”.
“A Olimpíada Nacional de Eficiência Energética é uma oportunidade incrível para despertar nos jovens o interesse por temas fundamentais como o uso consciente da energia e a sustentabilidade. Através da Onee, conseguimos levar conhecimento de forma lúdica e educativa, incentivando atitudes que fazem a diferença no presente e no futuro. É gratificante ver professores e estudantes engajados em uma causa tão importante para o mundo”, afirma o analista de Eficiência Energética da Energisa Tocantins, Lutiary Basílio.
A Olimpíada Nacional de Eficiência Energética premiará com notebooks o melhor aluno de cada Estado, além de medalhas de ouro, prata e bronze, garantindo que os medalhistas da edição de 2025 conquistem automaticamente uma vaga na 2° fase da Olimpíada Nacional de Ciências (ONC) de 2026, sem precisar disputar a primeira etapa.
Realizada pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e coordenada pela Associação Brasileira de Distribuição de Energia Elétrica (Abradee), a Onee tem o apoio da Energisa no Tocantins e contará, ao todo, com a participação de 48 distribuidoras de energia em todas as regiões do país.
Texto: Milena Botelho (com informações da Energisa)
Edição: Juliana Matos
Melhorias no transporte público de Palmas zeram reclamações na Ouvidoria Municipal Dados demonstram que melhoria…
O mercado de crédito de carbono pode representar um leque de oportunidades para o Brasil,…
Prefeitura de Palmas multa concessionária de saneamento em cerca R$ 200 mil por descontinuidade de…
A Câmara Municipal de Palmas (CMP), por meio da Comissão de Finanças, Tributação, Fiscalização e…
Educação de Palmas promove ação de conscientização sobre saúde mental com a participação de servidores…
Prefeito de Palmas comemora articulação que resultou na inclusão do projeto do Corredor de Transporte…