Categories: Palmas

Profissionais da rede de saúde de Palmas participam de capacitação sobre o combate à violência de gênero | Prefeitura Municipal de Palmas


Profissionais da rede de saúde de Palmas participam de capacitação sobre o combate à violência de gênero

Formação faz do projeto Equalisah, do governo federal, e acontece até esta sexta-feira,10, na EGP

Os profissionais da rede municipal de saúde de Palmas concluem, nesta sexta-feira, 10, capacitação sobre o combate à violência de gênero pelo projeto Equalisah, do Ministério da Saúde. Com foco na prevenção da violência contra meninas e mulheres, a iniciativa busca promover uma abordagem com foco nas masculinidades, conscientizando os profissionais da saúde sobre os fatores que perpetuam a violência de gênero e promovendo mudanças nos comportamentos sociais que sustentam essa realidade.

Para a agente comunitária de saúde Edileuza Luma Nunes, a capacitação permitirá reconhecer sinais de violência nas famílias em que ela acompanha. “O agente comunitário é uma espécie de fiscal no território e reconhece quando algo não está certo. Ter essa noção melhor do que eu preciso observar permitirá ter uma articulação melhor com os demais profissionais para acolher e ajudar a vítima.”

A coordenadora do Núcleo de Vigilância e Prevenção de Acidentes e Violências e Promoção da Cultura de Paz (Nupav), Alessandra Araújo, destaca que a proposta é fomentar a reflexão crítica sobre como as concepções tradicionais de masculinidade influenciam os comportamentos de homens que praticam violência, e como os serviços de saúde podem atuar de maneira preventiva e proativa no acolhimento e no apoio a vítimas.

“Neste momento de escuta de uma vítima, a gente precisa deixar as vivências pessoais de lado e agir como uma profissional de saúde. Então discutir e se apropriar historicamente do que é essa violência e de como o homem também é atingido pelo medo é um fator importante e nos torna mais aptos para agir de maneira mais segura”, destaca Alessandra. 

Equalisah

A formação será realizada em todas as capitais brasileiras e conta com a parceria de instituições de ensino e pesquisa, como a Universidade de Brasília (UNB), a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), a Universidade Federal da Bahia (Ufba), a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), entre outras. Essas instituições atuam no desenvolvimento de conteúdos especializados e na formação contínua dos profissionais envolvidos, garantindo que as práticas de saúde pública estejam alinhadas às mais recentes abordagens científicas e sociais sobre o tema.

Texto: Gabriela Letrari

Edição: Iara Cruz



FONTE

Tribuna do Tocantins

Recent Posts

Crianças assistidas pelos Creas de Palmas participam de sessão de cinema especial para celebrar Dia das Crianças | Prefeitura Municipal de Palmas

Crianças assistidas pelos Creas de Palmas participam de sessão de cinema especial para celebrar Dia…

31 minutos ago

Proibição da obsolescência programada está na pauta da CCT — Senado Notícias

A Comissão de Ciência e Tecnologia (CCT) pode votar nesta terça-feira (15), a partir de…

52 minutos ago

Defesa Civil de Palmas resgata cão de pequeno porte preso em bueiro da capital | Prefeitura Municipal de Palmas

Defesa Civil de Palmas resgata cão de pequeno porte preso em bueiro da capital Animal…

2 horas ago

Sebrae apresenta rota Conecta Tocantins na ABAV Expo e fortalece turismo de Lajeado e Miracema | ASN Tocantins

O Sebrae Tocantins levou uma comitiva de 20 empresários e gestores públicos de Lajeado e…

2 horas ago

TJTO participa da abertura do Congresso Tocantinense de Direito e Processo do Trabalho

A presidente do Tribunal de Justiça do Tocantins, desembargadora Maysa Vendramini Rosal, participou nesta quinta-feira…

2 horas ago

Prefeitura convoca instituições esportivas de Palmas para recadastramento obrigatório | Prefeitura Municipal de Palmas

Prefeitura convoca instituições esportivas de Palmas para recadastramento obrigatório Medida visa atualizar o banco de…

2 horas ago