A partir desta terça, 24, até quinta, 26, médicos, enfermeiros, técnicos, recepcionistas, dentre outros profissionais que atuam nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) de Palmas receberão capacitação para atendimento da fase aguda em pacientes de Acidente Vascular Cerebral (AVC). As instruções ocorrem em três horários (das 9 às 10h20; 14h às 15h20 e das 21h às 22h20), nas regiões norte e sul da Capital.
A capacitação está sendo feita pela coordenadora da Neurologia e da Unidade de AVC do Hospital Geral de Palmas (HGP), Priscila Leite, que explica a importância da identificação em tempo oportuno de um paciente com AVC. “Saber reconhecer o paciente com AVC é salvar vidas. A pessoa que iniciou os sintomas de forma súbita já entrou numa janela curta de apenas quatro horas e meia para reduzir ou reverter os danos causados pelo acidente vascular e, assim, evitar sequelas”, destaca.
O médico da UPA Norte Ariel Cesarino reforçou que, mesmo as UPAs não sendo indicadas para pacientes com suspeita de AVC, os profissionais precisam se atualizar sobre o tema porque é possível receber estes casos. “Temos uma parceria com o HGP e contato direto com eles, além do sistema de regulação que garante vaga zero para estes casos, porque pode acontecer de recebermos estes pacientes quando eles vêm direto pra cá, então priorizamos o atendimento e mandamos imediatamente para o suporte hospitalar.”
Suspeita de AVC
O AVC é mais comum em adultos acima de 55 anos, entretanto, também pode ocorrer em outras faixas etárias, até mesmo em jovens e crianças. Por isso é importante estar atento aos sinais como fraqueza, dormência súbita ou diminuição de sensibilidade em um lado do corpo, dificuldade para falar ou de entender, perda de visão de um olho ou do campo visual, dor de cabeça intensa e repentina, vertigem ou perda de equilíbrio.
Estes sintomas se caracterizam como suspeita de AVC e o ideal é que o acompanhante desse paciente, ao percebê-los, acione imediatamente o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) pelo telefone 192, disponível 24 horas por dia. A equipe do Samu está preparada para atender estes casos e os encaminhará para o HGP que conta com profissionais especializados em neurologia.
Serviço:
O quê: capacitação sobre AVC
Datas: 24, 25 e 26/06
Horários: das 9 às 10h20; das 14h às 15h20; das 21h às 22h20
Locais: UPA Norte e Sul
Texto: Gabriela Letrari
Edição: Iara Cruz
Semed Palmas orienta rede municipal acerca de atualização das formações obrigatórias para profissionais da Educação…
Projeto de reforma do Camelódromo avança e obras da primeira fase começam em 2026 Obra…
A Comarca de Araguaína participou, mais uma vez, da Campanha Papai Noel dos Correios, iniciativa…
Mais de 1,6 milhão de registros assistenciais na Atenção Primária ampliam acesso e fortalecem a…
Prefeitura de Palmas amplia infraestrutura esportiva em 2025 Investimentos garantiram mais quatro quadras poliesportivas em…
O Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO) informa que a infraestrutura hiperconvergente (HCI) passará por…