Médicos e enfermeiros que atuam nas Unidades de Saúde da Família (USFs) de Palmas estão participando, até o próximo dia 23, de uma capacitação voltada para o uso correto do Desfibrilador Externo Automático (DEA). O equipamento é essencial para situações de parada cardiorrespiratória, pois orienta a equipe sobre a sequência de procedimentos do suporte básico de vida, aumentando as chances de salvar vidas.
A capacitação, iniciada em 1º de julho, está sendo realizada na sede do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu – 192) e conta com a participação de profissionais de diversas regiões da Capital. Além de conhecer o funcionamento do aparelho, os profissionais treinam técnicas de abordagem e atendimento rápido, fundamentais em situações de emergência.
Nesta primeira etapa, 20 USFs serão contempladas com o DEA, que passa a integrar a rotina de atendimento das equipes. A expectativa da Secretaria Municipal de Saúde é que, em breve, todas as 34 unidades de saúde da Capital sejam equipadas, garantindo maior segurança e suporte à população em casos críticos.
Texto: Fernanda Mendonça
Edição: Iara Cruz
Inspirada na força simbólica presente em parte de seu nome, Ita, que significa “pedra” em…
Com a proposta de promover alinhamento técnico e institucional, com troca de experiências, escuta qualificada…
A Presidência do Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO) e a Corregedoria-Geral da Justiça publicaram,…
Integrantes do Núcleo de Atendimento Integrado (NAI), que atuam diretamente com adolescentes em conflito com…
Servidores concluem curso de Elaboração de Projetos para Captação de Recursos Formação capacitou servidores sobre…
Prefeitura de Palmas participa do 3º Encontro de Lideranças Supermercadistas do Tocantins Evento, realizado nesta…