Médicos e enfermeiros que atuam nas Unidades de Saúde da Família (USFs) de Palmas estão participando, até o próximo dia 23, de uma capacitação voltada para o uso correto do Desfibrilador Externo Automático (DEA). O equipamento é essencial para situações de parada cardiorrespiratória, pois orienta a equipe sobre a sequência de procedimentos do suporte básico de vida, aumentando as chances de salvar vidas.
A capacitação, iniciada em 1º de julho, está sendo realizada na sede do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu – 192) e conta com a participação de profissionais de diversas regiões da Capital. Além de conhecer o funcionamento do aparelho, os profissionais treinam técnicas de abordagem e atendimento rápido, fundamentais em situações de emergência.
Nesta primeira etapa, 20 USFs serão contempladas com o DEA, que passa a integrar a rotina de atendimento das equipes. A expectativa da Secretaria Municipal de Saúde é que, em breve, todas as 34 unidades de saúde da Capital sejam equipadas, garantindo maior segurança e suporte à população em casos críticos.
Texto: Fernanda Mendonça
Edição: Iara Cruz
“É com ela que eu quero viver até o fim da vida” A declaração…
Mutirão de encoleiramento da Prefeitura de Palmas contra calazar ocorre neste sábado, 5 Ação promovida…
Prefeitura de Palmas lança edital do Festival Gastronômico de Taquaruçu 2025 com R$ 150 mil…
O Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO) deu início, nesta sexta-feira (4/7), à primeira edição…
O juiz Carlos Roberto de Sousa Dutra, da 1ª Vara Criminal da Comarca de Colinas…
Residente da Fesp produz podcast no Caps AD III de Palmas para fortalecer protagonismo e…