Categories: Estado

programação diversificada com foco na sustentabilidade movimenta Comarca de Alvorada nesta quinta e sexta-feira (1º e 2/6)


Abrindo a programação do Junho Ambiental no Poder Judiciário do Tocantins, nesta quinta e sexta-feira (1º e 2/6), diversas ações ambientais movimentarão a Comarca de Alvorada, no Sul do Estado, por meio do projeto “Alvorada Sustentável”. As atividades fazem parte do Programa de Coleta Seletiva Solidária, implantado na comarca em 2021, e tem como objetivo cumprir os termos da Resolução CNJ 400/2021 e do Plano de Logística Sustentável do Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO).

Na programação, estão previstas palestras educativas sobre gestão de resíduos com abordagem sobre o descarte correto, no Colégio Militar CMTO Adjúlio Balthazar e nas escolas municipais Geraldo Oliveira Costa e Filomena Rocha Soares.

Também será realizada ação de recuperação da vegetação nativa das nascentes da Lagoa da Ema e do Parque Bosque, com a participação de servidores da Comarca, funcionários das escolas e sociedade em geral.

Na sexta-feira (2/6), ocorrerá ação do “Drive-thru da Coleta Seletiva”, na sede da Comarca de Alvorada, e palestra sobre resíduos, em comemoração ao Dia Nacional da Educação Ambiental, celebrado em 3 de junho.

As palestras e o reflorestamento de matas nativas serão realizados em parceria com as secretarias da Educação e do Meio Ambiente de Alvorada. Já a limpeza da orla da Lagoa da Ema contará com o apoio da 7ª Companhia Independente da Polícia Militar da cidade.

 

Conscientização

O Projeto “Alvorada Sustentável” visa também executar as diretrizes de sustentabilidade, promovendo a conscientização sobre o descarte de resíduos e responsabilidade social, incluindo a Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis de Alvorada, contribuindo para geração de renda e emprego.

A ação tem ainda o objetivo de despertar a consciência ambiental da sociedade local para a preservação das nascentes e do meio ambiente no município de Alvorada.

 

Junho Ambiental

Durante todo o mês de junho, quando se comemora o Dia Mundial do Meio Ambiente (5/6), o Tribunal de Justiça do Tocantins contará com uma série de ações de sustentabilidade, com o objetivo de capacitar e sensibilizar magistrados, servidores, estagiários, voluntários e sociedade em geral sobre as mudanças climáticas e suas consequências para os seres vivos e para o planeta.

De 1º a 30 de junho, estão previstos curso, palestras, seminário, conferência, exposição de quadros, feiras, entre outras atividades. A programação é promovida por meio da Coordenadoria de Gestão Socioambiental e de Responsabilidade Social (Cogersa), em parceria com os demais setores.

 




Programação Alvorada Sustentável









8 horas Palestra na Escola Municipal Filomena
9 horas Reflorestamento da nascente da Lagoa da Ema
10 horas Palestra no Colégio Militar CMTO Adjúlio Balthazar
11 horas Reflorestamento da nascente do Parque do Bosque
14 horas Palestra na Escola Municipal Geraldo Oliveira Costa
16 horas Limpeza da orla da Lagoa da Ema





8 horas Drive-thru da Coleta Seletiva
12 horas Encerramento

 

 

 



FONTE

Tribuna do Tocantins

Recent Posts

TJ oficializa mais dezenas de histórias de amor e esperança no segundo dia do Casamento Comunitário em Palmas

“É com ela que eu quero viver até o fim da vida” A declaração…

19 horas ago

Mutirão de encoleiramento da Prefeitura de Palmas contra calazar ocorre neste sábado, 5 | Prefeitura Municipal de Palmas

Mutirão de encoleiramento da Prefeitura de Palmas contra calazar ocorre neste sábado, 5 Ação promovida…

1 dia ago

Prefeitura de Palmas lança edital do Festival Gastronômico de Taquaruçu 2025 com R$ 150 mil em premiação | Prefeitura Municipal de Palmas

Prefeitura de Palmas lança edital do Festival Gastronômico de Taquaruçu 2025 com R$ 150 mil…

1 dia ago

Casamento Comunitário no TJTO garante dignidade e segurança jurídica a famílias de Palmas

O Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO) deu início, nesta sexta-feira (4/7), à primeira edição…

2 dias ago

Juiz decide mandar a júri popular homem acusado de matar o irmão em Bernardo Sayão após discussão sobre celular

O juiz Carlos Roberto de Sousa Dutra, da 1ª Vara Criminal da Comarca de Colinas…

2 dias ago

Residente da Fesp produz podcast no Caps AD III de Palmas para fortalecer protagonismo e cuidado em Saúde Mental | Prefeitura Municipal de Palmas

Residente da Fesp produz podcast no Caps AD III de Palmas para fortalecer protagonismo e…

2 dias ago