O processo de desancoragem das expectativas inflacionárias veio na pior hora para o governo, preocupado com a alta de preços dos alimentos e com a cotação do dólar
O boletim Focus do Banco Central, que reúne a mediana das projeções macroeconômicas do mercado (corretoras, fundos, bancos e consultorias), trouxe uma piora significativa da expectativa de inflação. Na semana anterior, o IPCA era de 5,08%, e agora subiu para 5,50%. A piora da expectativa de inflação é ruim porque pode contaminar os preços no presente. Se os agentes econômicos acreditarem em mais inflação, a profecia se concretiza.
Os empresários vão se antecipar à inflação no futuro, aumentando os preços hoje. O processo de desancoragem das expectativas inflacionárias veio na pior hora para o governo, preocupado com a alta de preços dos alimentos e com a cotação do dólar. A piora das expectativas inflacionárias pode turbinar ainda mais a alta nos preços de bens e serviços.
Siga o canal da Jovem Pan News e receba as principais notícias no seu WhatsApp!
No entanto, em boa parte, o responsável pela inflação é o próprio governo com sua política fiscal expansionista. A falta de compromisso com medidas de corte de gastos eleva a cotação do dólar e piora as expectativas inflacionárias. Esses fatores combinados resultados em elevação nos preços. Com a mais inflação, a população perde seu poder de compra, e o governo perde politicamente.
*Esse texto não reflete, necessariamente, a opinião da Jovem Pan.
O Tribunal Regional do Trabalho da 10ª Região (TRT-10) realizou nesta sexta-feira (29/8), em Brasília,…
O Tribunal de Justiça manifesta o seu pesar pelo falecimento da senhora Niclair Alves Caetano,…
Prefeitura mantém cronograma semanal de lavagem das feiras livres de Palmas Todas as oito feiras…
Parque da Pessoa Idosa da Prefeitura de Palmas prepara membros para apresentação de boleros Ação…
Prefeitura de Palmas construirá última ala do cemitério Jardim da Paz Fabricação das tampas da…
Durante o processo de mudança das instalações do Fórum da Comarca de Gurupi para o…