17/03/2023 – 13:38
Pablo Valadares/Câmara dos Deputados
Renata Abreu: objetivo é fazer com que o jovem infrator entenda a relação de direitos e deveres do cidadão
O Projeto de Lei 56/23 converte as advertências previstas no Estatuto da Criança do Adolescente (ECA) em prestação de serviço à comunidade, quando o adolescente autor de ato infracional ou seu responsável não assinarem o termo da advertência. Em análise na Câmara dos Deputados, o texto altera o ECA.
“A transformação da medida de advertência pelos serviços prestados à comunidade no caso da não assinatura do termo não corporifica num caráter punitivo, mas como ferramenta ressocializadora, fazendo com que o jovem infrator entenda a relação de direitos e deveres do cidadão, e a sua importância frente à sociedade”, defende a autora do projeto, deputada Renata Abreu (Pode-SP).
A parlamentar destaca que se trata de reapresentação Projeto de Lei 2370/15, que foi arquivado ao final da 55ª Legislatura, mas que, na visão dela, mantém-se conveniente e oportuno.
Lei atual
Atualmente, o ECA já prevê, entre as medidas socioeducativas, a prestação de serviços comunitários – ou seja, a realização de tarefas gratuitas de interesse geral, por período não excedente a seis meses, junto a entidades assistenciais, hospitais e escolas, bem como em programas comunitários ou governamentais.
Segundo a legislação, as tarefas serão atribuídas conforme as aptidões do adolescente, devendo ser cumpridas durante jornada máxima de oito horas semanais, aos sábados, domingos e feriados ou em dias úteis, de modo a não prejudicar a frequência à escola ou à jornada normal de trabalho.
Tramitação
A proposta ainda será despachada para as comissões da Câmara.
Reportagem – Lara Haje
Edição – Marcia Becker
Dia D contra a dengue mobiliza vistoria em 1,8 mil imóveis na Arno 31 Ação…
Prefeitura de Palmas discute concessão da revisão anual de vencimentos dos servidores municipais Durante a…
Com muito pesar, o Tribunal de Justiça comunica o falecimento da servidora Regislene de Melo…
Seminário da Educação de Palmas debate boas práticas para fortalecer a alfabetização na rede municipal…
Fundação Cultural premia vencedores do 9ª Salão Palmense de Novos Artistas Solenidade aconteceu na Galeria…
Prefeitura de Palmas reforma ponto de ônibus destruído em ato de vandalismo no setor Bertaville…