Categories: Estado

Projeto de Atenção à Saúde conclui ciclo de atendimentos na Comarca de Dianópolis


Bem estar e qualidade de vida, pessoal e profissional, de magistrados (as) e servidores (as): esse é o objetivo do Projeto de Atenção à Saúde (PAS). Uma iniciativa do Comitê Gestor da Política de Atenção Integral à Saúde do Poder Judiciário do Tocantins, em cumprimento à Resolução nº 207/2015 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

Após percorrer as Comarcas de Araguaína, Gurupi, Colinas e Porto Nacional, a equipe itinerante do Centro de Saúde (CESAU) chegou ao Foro de Dianópolis para, entre os meses de maio e junho, desenvolver com magistrados (as), servidores (as) e estagiários (as) da Comarca, uma série de atividades voltadas à prevenção de doenças, habilidades comportamentais, e melhoria das relações no ambiente de trabalho e na prestação de serviços ao cidadão.

Ainda na primeira etapa, realizada no mês de maio, a equipe do Centro de Saúde (CESAU) esteve reunida com os magistrados Rodrigo da Silva Perez Araújo, diretor do Foro da Comarca de Dianópolis, e João Alberto Mendes Bezerra Júnior, juiz titular da Vara de Família, para apresentar o conteúdo difundido nas palestras e workshops da programação, além de um mapeamento realizado por uma psicóloga credenciada pelo Grupo Gestor das Equipes Multidisciplinares (GGEM). Clique aqui e saiba mais!

A etapa complementar, realizada entre os dias 26/6 e 27/6, foi direcionada aos (às) servidores (as)  e estagiários (as), com atendimentos em: microfisioterapia, no tratamento de fobias; reflexologia podal, voltada para ansiedade, insônia e estresse; aromaterapia na meditação; e acupuntura na inteligência emocional. Também foram aplicadas doses da vacina contra o vírus da influenza e testes de glicemia com orientações sobre diabetes e hipertensão.

Como foi

Na segunda-feira (26/6), a médica cardiologista e coordenadora do Centro de Saúde (CESAU), Elaine Cristina Ferreira, e o nutrólogo, Flávio Cavalcante, mediaram uma roda de conversa com o tema: Qualidade de vida no trabalho.

“A finalidade desse encontro é despertar nos (as) participantes o interesse sobre os cuidados com a saúde e apresentar ferramentas que os auxiliem nesse processo”, comenta a médica coordenadora do CESAU.

Já na terça-feira (27/6), os representantes do Poder Judiciário na Comarca de Dianópolis participaram de dois exercícios orientados pelas servidoras do CESAU, Hozana Lemos e Sandra Carvalho. O primeiro, direcionado à fisioterapia ocular, que atua no fortalecimento da musculatura dos olhos e auxilia no tratamento da visão cansada e problemas neurológicos. O segundo, o projeto “Espelho Meu”, uma dinâmica laboral com movimentos, respiração e concentração, visando atitudes proativas e colaborativas, além da integração entre os participantes.

Servidores (as) e estagiários (as) também assistiram à palestra “Adoecimento no ambiente de trabalho: é possível evitar?”, com a mestre em Psicologia Social, Evanúzia de Oliveira. Uma conversa sobre desenvolvimento pessoal e autocontrole, seguida de uma dinâmica na qual os participantes criaram uma árvore pintada com as palmas de suas próprias mãos, reforçando os conceitos introduzidos nos workshops da fase inicial, e fortalecendo o sentimento de identidade e pertencimento.

Ambiente saudável 

Há 17 anos como servidora do Poder Judiciário do Tocantins, Clarícia Tolentino Aguiar é secretária da 1ª Vara Criminal da Comarca de Dianópolis e destacou a importância de um ambiente saudável para uma prestação jurisdicional eficiente. “Quando o Poder Judiciário ofereceu esse curso, achei que seria mais uma capacitação profissional. Mas essa experiência foi muito além e veio para mudar o nosso eu. Tenho problemas com insônia e, depois de participar da prática com aromaterapia aqui, consegui ter uma boa noite de sono. É um detalhe que me ajuda a contribuir para um ambiente de trabalho harmonioso, um bom atendimento ao jurisdicionado que, consequentemente, fará de Dianópolis um Comarca de referência”, conclui

A próxima parada do Projeto de Atenção à Saúde (PAS) será na Comarca de Tocantinópolis. Sempre com o foco na adoção de atitudes preventivas para a manutenção da saúde e o fortalecimento das relações intrapessoal e interpessoais no ambiente de trabalho.

Centro de Saúde

No encerramento das atividades do Projeto de Atenção à Saúde (PAS) em Dianópolis, integraram a equipe de servidores do Centro de Saúde (CESAU): os médicos Elaine Cristina Ferreira e Flávio Cavalcante; o enfermeiro Bruno Ribeiro Rocha; as fisioterapeutas Hozana Lemos, Sandra Carvalho, Virlene Torres e Hájussa Garcia; e a assistente social, Ana Paula Prado.



FONTE

Tribuna do Tocantins

Recent Posts

TJ oficializa mais dezenas de histórias de amor e esperança no segundo dia do Casamento Comunitário em Palmas

“É com ela que eu quero viver até o fim da vida” A declaração…

1 dia ago

Mutirão de encoleiramento da Prefeitura de Palmas contra calazar ocorre neste sábado, 5 | Prefeitura Municipal de Palmas

Mutirão de encoleiramento da Prefeitura de Palmas contra calazar ocorre neste sábado, 5 Ação promovida…

2 dias ago

Prefeitura de Palmas lança edital do Festival Gastronômico de Taquaruçu 2025 com R$ 150 mil em premiação | Prefeitura Municipal de Palmas

Prefeitura de Palmas lança edital do Festival Gastronômico de Taquaruçu 2025 com R$ 150 mil…

2 dias ago

Casamento Comunitário no TJTO garante dignidade e segurança jurídica a famílias de Palmas

O Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO) deu início, nesta sexta-feira (4/7), à primeira edição…

2 dias ago

Juiz decide mandar a júri popular homem acusado de matar o irmão em Bernardo Sayão após discussão sobre celular

O juiz Carlos Roberto de Sousa Dutra, da 1ª Vara Criminal da Comarca de Colinas…

2 dias ago

Residente da Fesp produz podcast no Caps AD III de Palmas para fortalecer protagonismo e cuidado em Saúde Mental | Prefeitura Municipal de Palmas

Residente da Fesp produz podcast no Caps AD III de Palmas para fortalecer protagonismo e…

2 dias ago