A Comissão de Transparência e Defesa do Consumidor do Senado aprovou, nesta quarta-feira (10), o Projeto de Lei 6.122/2023, de autoria da senadora Professora Dorinha Seabra (União) que obriga empresas a informar de forma clara, nas embalagens, sempre que houver redução significativa no peso, no conteúdo ou na quantidade de produtos.
A prática, conhecida como “reduflação”, tem sido usada por muitas empresas para manter os preços sem que o consumidor perceba que está levando menos produto. Pelo texto, se a redução for maior que 10%, o aviso no rótulo deverá permanecer por pelo menos dois anos. Hoje, a regra prevê a informação por apenas seis meses.
A senadora Dorinha considera a prática desleal. “Muitas vezes, o consumidor paga o mesmo valor e leva para casa uma quantidade menor de produto, sem perceber. Isso fere o direito básico à informação. Queremos mais transparência e respeito com o consumidor”, destacou.
O projeto também inclui mudanças no Código de Defesa do Consumidor para tornar essa obrigação uma lei permanente. Após a aprovação no Senado, o texto segue agora para análise da Câmara dos Deputados.
O Comitê Estadual Interinstitucional de Monitoramento da Política Antimanicomial (Ceimpa) se reuniu na última sexta-feira…
Quem deseja atuar como jurado voluntário no Tribunal do Júri da 1ª Vara Criminal de…
Prefeitura de Palmas promove roda de conversa sobre prevenção ao suicídio com servidores da Mobilidade…
Prefeitura de Palmas firma cooperação com Conselho de Arquitetura e Urbanismo para fortalecer habitação social…
Prefeitura de Palmas abre processo eleitoral do Conselho Municipal de Políticas Culturais Período de inscrições…
Familiares e comunidade escolar prestigiam primeiro desfile cívico do Cmei Amâncio de Moraes Crianças atendidas…