A Comissão de Transparência e Defesa do Consumidor do Senado aprovou, nesta quarta-feira (10), o Projeto de Lei 6.122/2023, de autoria da senadora Professora Dorinha Seabra (União) que obriga empresas a informar de forma clara, nas embalagens, sempre que houver redução significativa no peso, no conteúdo ou na quantidade de produtos.
A prática, conhecida como “reduflação”, tem sido usada por muitas empresas para manter os preços sem que o consumidor perceba que está levando menos produto. Pelo texto, se a redução for maior que 10%, o aviso no rótulo deverá permanecer por pelo menos dois anos. Hoje, a regra prevê a informação por apenas seis meses.
A senadora Dorinha considera a prática desleal. “Muitas vezes, o consumidor paga o mesmo valor e leva para casa uma quantidade menor de produto, sem perceber. Isso fere o direito básico à informação. Queremos mais transparência e respeito com o consumidor”, destacou.
O projeto também inclui mudanças no Código de Defesa do Consumidor para tornar essa obrigação uma lei permanente. Após a aprovação no Senado, o texto segue agora para análise da Câmara dos Deputados.
Prefeitura de Palmas recebe nova remessa de medicamentos para unidades de saúde Carregamento reforça o…
O Poder Judiciário do Tocantins manifesta profundo pesar pelo falecimento do jovem Victor Henrique Tavares,…
27/10/2025 - 12:12 Secom Um dos textos reconhece o trabalho das quebradeiras de babaçu…
27/10/2025 - 12:12 Secom Um dos projetos reconhece o trabalho das quebradeiras de babaçu…
Guarda Metropolitana Ambiental remove colméia de abelhas em residência na zona rural de Palmas Enxame…
A senadora Professora Dorinha (União) foi reconhecida mais uma vez entre os parlamentares mais influentes…