A imaginação, as vivências e as reflexões das crianças do 1º ano do ensino fundamental da Escola de Tempo Integral (ETI) Cora Coralina, situada na região norte de Palmas, ganharam forma em uma obra literária que será lançada nesta quarta-feira, 17, a partir das 18 horas, no espaço da unidade educacional. O livro faz parte do Projeto de Leitura: ‘Nossa história virou livro’ que resultou na produção do livro ‘As minhas palavras alimentam quem?’, escrita e ilustrada coletivamente pelos alunos da turma 12.02, sob a coordenação da professora Dayse Suelle Silva Carvalho.
A produção aborda, de maneira criativa e na linguagem infantil, o poder das palavras nas relações humanas, trazendo reflexões sobre temas como bullying, gentileza, respeito e empatia, a partir do olhar das próprias crianças. A professora Dayse Suelle conta que o tema surgiu de uma situação de conflito vivenciada em sala de aula e foi desenvolvido ao longo dos meses de fevereiro a junho, por meio de diálogos, escuta ativa e participação coletiva.
No decorrer do processo de criação, os alunos foram protagonistas: escolheram o tema, o título, os personagens, suas características, cores e enredo. A construção da história, assim como a produção das ilustrações, aconteceu de forma colaborativa, com decisões tomadas por meio de votações, fortalecendo a autonomia, o senso de pertencimento e a vivência democrática.
O lançamento oficial da obra será marcado por uma Noite de Autógrafos, que promete ser um momento inesquecível para a comunidade escolar, reunindo familiares, educadores e alunos para celebrar o resultado de meses de trabalho coletivo. Cada criança receberá seu exemplar para apresentar à família e guardar como uma lembrança afetiva de sua trajetória escolar.
Esforço conjunto
A diretora da ETI, Michele Morais, lembra que para viabilizar a impressão dos livros sem custos para as famílias, a escola promoveu ações como rifas e sorvetadas, envolvendo a comunidade em um esforço conjunto para que tudo ficasse pronto para o evento de hoje. “Mais do que um livro, o projeto representa uma experiência pedagógica significativa, que reforça a leitura, a escrita, o diálogo e o respeito, mostrando que, desde cedo, as crianças têm voz, ideias e histórias que merecem ser contadas e valorizadas”, falou a gestora.
Texto: Milena Botelho
Edição: Fernanda Sousa
Solenidade marca encerramento do Ensino Fundamental para 120 alunos da ETI Caroline Campelo Evento na…
A senadora Professora Dorinha participou, nesta sexta-feira (12), da entrega da Unidade de Saúde da…
O Senado aprovou nesta terça-feira (16) o Projeto de Lei Complementar (PLP) 143/2020, de autoria…
Prefeitura prorroga prazo do Censo Previdenciário até 15 de janeiro Prazo foi estendido para garantir…
O Plenário do Senado aprovou nesta terça-feira (16) o projeto que autoriza os estados, o…
A proposta de emenda à Constituição que inclui as polícias científicas entre os órgãos de…