01/03/2023 – 19:20
Divulgação
Para Dayany do Capitão, Poder Judiciário tem adotado medidas desproporcionais
O Projeto de Lei 604/23, da deputada Dayany do Capitão (União-CE), altera o Código de Processo Civil para proibir a adoção das chamadas medidas atípicas, tais como a proibição de participação em concurso público e a apreensão da carteira de motorista, quando o devedor utiliza o veículo como instrumento de trabalho.
O projeto de lei também estabelece que as medidas atípicas devem ser aplicadas de forma subsidiária às medidas executivas típicas da cobrança de dívidas, observando-se o contraditório, e com a devida observância ao princípio da proporcionalidade e razoabilidade.
Ao justificar o projeto, a deputada apresenta dados que considera alarmantes sobre a inadimplência no Brasil e argumenta que os credores recorrem ao Poder Judiciário para obter a tutela de suas dívidas. Entretanto, diz ela, em alguns casos, o Judiciário tem adotado medidas desproporcionais, como a apreensão da carteira de motorista e a proibição de participação em concurso público, o que, para a deputada, fere os princípios constitucionais da legalidade, proporcionalidade e razoabilidade.
Segundo Dayany do Capitão, tais medidas também geram prejuízos desproporcionais ao devedor, em especial aos trabalhadores que utilizam o veículo como instrumento de trabalho, além de não serem eficientes para o pagamento de dívidas.
Saiba mais sobre a tramitação de projetos de lei
Da Redação/WS
Mais de 8,6 mil alunos da rede municipal de Palmas participam de avaliação nacional da…
Prefeitura de Palmas empossa novas membras do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher Conselho instituído…
Prefeitura de Palmas realiza força-tarefa de limpeza e manutenção nas feiras cobertas da Capital Objetivo…
Prefeitura de Palmas reúne técnicos da Educação para melhorar fluxo de serviços administrativos Encontro buscou…
O Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO) publicou, no Diário da Justiça desta quarta-feira (22/10),…
Saúde Municipal promove fiscalização conjunta para controle sanitário de bebidas em Palmas Iniciativa foi motivada…