Categories: Política

Projeto que aumenta receita da Pré-Sal Petróleo S.A. é aprovado na CAE — Senado Notícias


A Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) aprovou nesta terça-feira (11) projeto de lei que aumenta os recursos da estatal Pré-Sal Petróleo S.A. (PPSA), que representa a União na gestão de contratos de produção e comercialização de petróleo e gás natural. A empresa pública poderá ser remunerada de acordo com os contratos firmados, cujos cálculos levarão em consideração custos que hoje ficam de fora.

O projeto de lei (PL) 6.211/2019, do falecido senador Arolde de Oliveira, busca dar autonomia e sustentabilidade nas contas da PPSA, que atualmente é remunerada por meio de contrato específico com o Ministério de Minas e Energia (MME). Assim, a PPSA recebe do MME pagamentos por seus serviços de gestão de contratos de partilha, que se referem a regime em que a União participa das atividades petrolíferas sem precisar investir ou sofrer risco, além de regular e fiscalizar as empresas participantes.

Para o relator do projeto, senador Eduardo Gomes (PL-TO), o modelo está sujeito a receitas insuficientes para cobrir as despesas da estatal, pois os contratos da PPSA com o MME precisam ser renovados constantemente e estão sujeitos a bloqueios orçamentários feitos pelo governo. Segundo Eduardo, em 2024 a estatal terá 24 contratos de partilha para gerir, quando até 2018 era apenas um.

“A empresa terá de duplicar esforços para colocar o gás no mercado e sabe-se que as atividades de comercialização de gás natural no Brasil são complexas (…)  Quanto mais contratos, maiores são os esforços de estudos e auditoria das atividades. No entanto, o crescimento das atividades não condiz com o contrato celebrado entre o MME e a PPSA (…) Há riscos atrelados à limitação do orçamento e a contingenciamentos no orçamento do MME, como já ocorreu no passado”, diz Eduardo.

O relatório acatado na reunião presidida pelo senador Vanderlan Cardoso (PSD-GO) é um texto alternativo ( substitutivo) à proposta original de Arolde. O projeto agora segue para a Comissão de Infraestrutura (CI), que terá decisão final se não houver recurso para ser votado pelo Plenário.

Contrato de comercialização

Segundo a Lei 12.304, de 2010 (que criou a PPSA), além das receitas por gerir contratos de partilha de produção, a estatal pode obter recursos por gerir contratos de comercialização e por meio do chamado “bônus de assinatura”, referentes a novos leilões de campos de petróleo. Segundo o relator, a PPSA só consegue lucrar por meio dos bônus, pois os contratos de partilha com o MME só pagam o necessário para as despesas operacionais.

Já com relação aos contratos de comercialização, o relator afirma que a empresa não é remunerada por haver entendimento de que essa atividade é considerada parte do serviço de contrato de partilha. Além disso, a própria lei limita a receita de contratos de comercialização por não permitir que todos os custos sejam abatidos, mas apenas possibilita a dedução dos tributos e dos gastos diretamente relacionados à comercialização. 

O substitutivo de Eduardo retira essa limitação e considera gastos tanto os relativos às atividades de gestão de contratos de partilha quanto as de comercialização. O MME decidirá em regulamento como serão as regras da nova remuneração.

Além disso, a remuneração da PPSA não será considerada no repasse destinado ao Fundo Social, que recebe receitas de comercialização pela União de petróleo, gás natural e outros produtos do gênero para gastos governamentais em desenvolvimento social e regional (Lei 12.351, de 2010).

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)



FONTE

Tribuna do Tocantins

Recent Posts

TJTO reforça acesso público ao PlanJud, Sistema Eletrônico de Cálculos Judiciais

O Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO) reforça a disponibilidade do Sistema de Atualização de…

45 minutos ago

Prefeitura de Palmas promove ação sobre diversidade e cultura no Cras Xerente | Prefeitura Municipal de Palmas

Prefeitura de Palmas promove ação sobre diversidade e cultura no Cras Xerente Evento comunitário foi…

1 hora ago

Judiciário do Tocantins funcionará em regime de plantão no Dia da Justiça (8/12)

O expediente no Poder Judiciário do Tocantins estará suspenso, nesta segunda-feira (8/12), data em que…

2 horas ago

Último curso do ano da Escola de Governo de Palmas é encerrado nesta sexta-feira, 5 | Prefeitura Municipal de Palmas

Último curso do ano da Escola de Governo de Palmas é encerrado nesta sexta-feira, 5…

2 horas ago

Prefeitura de Palmas lança programa Tigela Cheia e realiza posse do Conselho Municipal de Proteção e Defesa dos Animais | Prefeitura Municipal de Palmas

Prefeitura de Palmas lança programa Tigela Cheia e realiza posse do Conselho Municipal de Proteção…

2 horas ago

Palmas avança com infraestrutura e executa pavimentação em mais ruas da Baixada do Jardim Aureny III | Prefeitura Municipal de Palmas

Palmas avança com infraestrutura e executa pavimentação em mais ruas da Baixada do Jardim Aureny…

3 horas ago