O Senado aprovou no dia 1º de julho o projeto que institui a Política Nacional de Juventude e Sucessão Rural (PL 2.674/2025), relatado pela senadora Professora Dorinha (União). A proposta cria mecanismos para garantir que os jovens entre 15 e 29 anos permaneçam no campo com dignidade, oportunidades e desenvolvimento. Agora, o projeto segue para sanção presidencial.
Para Dorinha, a matéria é um avanço importante para combater o êxodo rural e fortalecer a agricultura familiar. “É um projeto extremamente importante. Traz o desenvolvimento sustentável, combate o êxodo rural e restabelece o vínculo entre o jovem e a oportunidade de produção e crescimento econômico”, afirmou a senadora.
A proposta contempla ações como acesso à terra, crédito rural, educação no campo, parcerias com instituições de ensino e fomento a cooperativas e associações de jovens agricultores. Além disso, inclui os jovens da agricultura familiar como público prioritário nos programas de aquisição de alimentos (PAA) e alimentação escolar (PNAE), ampliando o mercado para os produtos desses jovens.
O texto também prevê a criação de linhas de crédito com condições especiais e a elaboração de um plano nacional para efetivar as ações, em parceria com entes públicos e privados.
Prefeitura de Palmas paga salário e primeira parcela do 13º de servidores nesta sexta-feira, 28…
Gestão Municipal de Palmas fortalece autonomia de mulheres com formação focada em vendas e relacionamento…
Mais de oito mil ovos do Aedes Aegypti são capturados com armadilhas denominadas de ovitrampas…
Em Palmas, Unidade de Saúde Novo Horizonte promove noite de cuidados para homens no Novembro…
Agentes de saúde e endemias de Palmas celebram pagamento de incentivo financeiro adicional Profissionais destacam…
Educação de Palmas promove treinamento sobre a Lei de Licitações para equipes administrativas do órgão…