Categories: Política

Proteção de criança e adolescente em ambiente digital será tema de debate — Senado Notícias


A Comissão de Comunicação e Direito Digital (CCDD) fará na quarta-feira (15), a partir das 14h, sua segunda audiência pública interativa para discutir o Projeto de Lei (PL) 2.628/2022, que trata da proteção de crianças e adolescentes na internet. 

Diversos requerimentos foram apresentados para a audiência, incluindo os do presidente da comissão, senador Eduardo Gomes (PL-TO) , do autor do projeto, Alessandro Vieira (MDB-SE), e do senador Izalci Lucas (PL-DF) — REQs 42/2024, 14/2024 e 11/2024, respectivamente. 

Izalci ressaltou a importância da proteção dos jovens no ambiente digital: “Estamos lidando com a proteção da camada mais vulnerável e preciosa de nossa sociedade — nossas crianças e adolescentes — no ambiente digital”, justificou o senador em seu requerimento.

O PL 2.628/2022 propõe regras para redes sociais, aplicativos, sites, jogos eletrônicos, softwares, produtos e serviços virtuais, como a criação de mecanismos para verificar a idade dos usuários. O projeto também impõe supervisão do uso da internet pelos responsáveis e obriga provedores de internet e fornecedores de produtos a criar sistemas de notificação de abuso sexual e oferecer configurações mais eficientes para a privacidade e a proteção de dados pessoais. 

A proposta já passou pela Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH) e pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), e agora está em discussão na CCDD. Se aprovada, seguirá para a Câmara dos Deputados.

Já confirmaram participação no debate:

  • Carlos Baigorri, presidente da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel);
  • Fábio Meirelles, diretor de direitos na rede e educação midiática da Secretaria de Políticas Digitais da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom/PR)
  • Francisco Brito Cruz, diretor-executivo do InternetLab
  • Juliano Maranhão, professor e diretor do Legal Grounds Institute
  • Rodrigo Paiva, presidente do conselho da Associação Brasileira de Licenciamento de Marcas e Personagens (Abral)

Também foram convidados para a audiência pública a pesquisadora e advogada Estela Aranha; o representante da SaferNet Brasil, Thiago Tavares; a diretora do Instituto de Referência em Internet e Sociedade, Ana Bárbara Gomes; o diretor de políticas públicas do TikTok Brasil, Fernando Gallo; o representante da Câmara Brasileira da Economia Digital (camara-e.net), Igor Luna; a gerente de relações governamentais do Google Brasil, Flávia Annenberg; a gerente de políticas públicas do YouTube, Erika Alvarez; e um representante da empresa Meta.

Esta será a segunda audiência sobre o assunto. A primeira audiência sobre o tema acontecerá nesta terça-feira (14), às 14h.

Como participar

O evento será interativo: os cidadãos podem enviar perguntas e comentários pelo telefone da Ouvidoria do Senado (0800 061 2211) ou pelo Portal e‑Cidadania, que podem ser lidos e respondidos pelos senadores e debatedores ao vivo. O Senado oferece uma declaração de participação, que pode ser usada como hora de atividade complementar em curso universitário, por exemplo. O Portal e‑Cidadania também recebe a opinião dos cidadãos sobre os projetos em tramitação no Senado, além de sugestões para novas leis.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)



FONTE

Tribuna do Tocantins

Recent Posts

Restaurantes comunitários de Palmas abrem nesta sexta-feira, 31 | Prefeitura Municipal de Palmas

Restaurantes comunitários de Palmas abrem nesta sexta-feira, 31 Equipamentos públicos funcionam de segunda a sexta-feira,…

6 minutos ago

Câmara Municipal de Palmas inaugura oficialmente a TV Câmara e amplia acesso da população às ações do Legislativo – Câmara de Palmas

A TV Câmara Municipal de Palmas (CMP) foi inaugurada oficialmente na manhã desta quinta-feira, 30,…

13 minutos ago

JUS em Ação realiza mais de 200 atendimentos em Arapoema

“Arapoema. Um nome que é poesia — poema do Araguaia”. Os versos destacados pela presidente…

40 minutos ago

Poder Judiciário do Tocantins atua em regime de plantão nesta sexta-feira (31/10)

O Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO) e demais unidades do Poder Judiciário estadual não…

2 horas ago

Projeto Juntos pela Inclusão da Prefeitura de Palmas beneficia mães atendidas pelo Programa BPC na Escola | Prefeitura Municipal de Palmas

Projeto Juntos pela Inclusão da Prefeitura de Palmas beneficia mães atendidas pelo Programa BPC na…

2 horas ago