Categories: Política

Quem são os heróis e as heroínas do Brasil — Senado Notícias


Atualmente o Senado analisa 15 projetos para inserir nomes no livro. Outros dois foram aprovados no dia 15 de março em decisão terminativa na Comissão da Educação (CE) e seguiram para a Câmara dos Deputados.

O nome mais recente aprovado na Casa, e que aguarda sanção, foi o de Zilda Arns (1934-2010). Médica e fundadora da Pastoral da Criança, foi indicada três vezes ao Prêmio Nobel da Paz e morreu vítima de um terremoto em Porto Príncipe, no Haiti, quando fazia palestra em uma igreja, durante missão humanitária no país. Relatora do PL 1.937/2019, a senadora professora Dorinha (União-TO) ressaltou a biografia da homenageada.  

“A biografia de Zilda Arns revela a mais profunda e coerente dedicação ao próximo, começando pelas pequeninas e pelos pequeninos, para os quais levou, desconhecendo fronteiras, um tipo de atendimento que mobilizava a boa vontade dos voluntários, por meio de uma orientação inteligente e sensível, capaz de transformar vidas”, disse a relatora na Comissão de Educação.

Para Dorinha, o registro de heróis e heroínas no livro é fundamental para a memória do país e para o estímulo do conhecimento sobre os homenageados. 

— Um dos grandes desafios da memória do país é o registro, pois esse permite a socialização da informação, a contribuição com a mudança de pensamento e cultura. O Livro de Aço é um material que fica disponível para pesquisas, estudos, além da homenagem que é muito importante ao reconhecer o trabalho e a história do país, em diferentes representações — disse a senadora à Agência Senado.

Também aprovado na CE, o PL 3.493/2021 inscreve no Livro de Aço os Lanceiros Negros. O projeto, que agora segue para a Câmara dos Deputados, consagra os guerreiros escravizados que tiveram importante atuação na Guerra dos Farrapos.

— Ainda que desconhecida para muitos brasileiros, a história dos Lanceiros Negros e de seus ideais merece ser exaltada. Não há dúvida, que a homenagem ora proposta é justa e meritória, e inscrever o nome desses mártires no Livro dos Heróis e Heroínas da Pátria é um ato nobre de reconhecimento de sua importância — disse a senadora Teresa Leitão (PT-PE), relatora do projeto, na Comissão de Educação (CE).

O autor da proposta, senador Paulo Paim (PT-RS), defende que a sociedade brasileira tenha maior oportunidade de conhecimento sobre os homenageados do livro. 

— Estimular o acesso ao memorial cívico [Panteão] por meio das escolas, secretarias de educação, de cultura, dos Ministérios do Turismo e da Educação e de toda sociedade é essencial para dar visibilidade a essa importante ferramenta de consciência histórica e cultural. Como contribuição [ao livro], apresentei projetos para garantir que lideranças como Maria Beatriz Nascimento, João Cândido e os Lanceiros Negros fossem lembrados pelo Estado brasileiro e por nosso povo, tão carente da memória nacional — afirmou Paim à Agência Senado.



FONTE

Tribuna do Tocantins

Recent Posts

Presidente do TJTO destaca importância da saúde mental em visita ao NAPsi

A presidente do Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO), desembargadora Maysa Vendramini Rosal, visitou, na…

11 minutos ago

Cmei Amâncio José de Moraes em Palmas comemora semana da diversidade com Universidade da Maturidade | Prefeitura Municipal de Palmas

Cmei Amâncio José de Moraes em Palmas comemora semana da diversidade com Universidade da Maturidade…

38 minutos ago

V Seminário de Gestão Socioambiental do Judiciário abre inscrições e traz palestra do secretário nacional de Meio Ambiente

Já estão abertas as inscrições para o V Seminário de Gestão Socioambiental, que traz como…

9 horas ago

Curso de Comunicação Escrita fortalece Projeto de Gestão por Competências do TJTO

Teve início nesta terça-feira (19/8) a Turma I do curso “Comunicação Escrita e Estratégica”, promovido…

10 horas ago

TJTO e Governo do Tocantins lançarão edital para acordo direto de precatórios na próxima quinta-feira (28/8)

A presidente do Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO), desembargadora Maysa Vendramini Rosal, e a…

11 horas ago

Correição Geral Ordinária é aberta em Palmas com foco na qualidade dos serviços ao cidadão

A Comarca de Palmas recebeu, nesta quarta-feira (20/08), a abertura da Correição Geral Ordinária, iniciativa…

12 horas ago