Foto: Divulgação
O procedimento pode ser feito de qualquer parte do país.
Entrou em funcionamento nesta terça-feira, 7, a plataforma digital e-Notariado, que possibilita o reconhecimento de firma de forma totalmente digital, em qualquer cartório do país. A novidade pode beneficiar cerca de 100 milhões de usuários de todo o Brasil, que às vezes precisam viajar para realizar o procedimento.
A ideia de digitalizar os serviços notariais nasceu por conta da pandemia do coronavírus e do isolamento social, em meados de 2020. O reconhecimento de firma é o procedimento que atesta a autoria da assinatura em um documento. O certificado é utilizado, por exemplo, na compra de imóveis e automóveis. Para fazer o reconhecimento de firma o cidadão precisa ter firma aberta no cartório escolhido e uma assinatura digital emitida pelo mesmo tabelionato, sem custo.
A medida trará também benefícios ambientais, já que a medida pode restringir a utilização de milhões de folhas de papel no país. A digitalização do reconhecimento de firma faz parte de um processo de modernização feita pelos cartórios brasileiros. Desde 2020, os processos de divórcios, testamentos, inventários e as procurações são feitos de forma totalmente online no Brasil.
O Judiciário do Tocantins realizou, nesta segunda-feira (25/8), a apresentação final dos Inventários de Emissões…
Em um encontro híbrido, o Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO), em parceria com a…
Mutirão da Prefeitura de Palmas contra a leishmaniose visceral tem mais de 500 pets atendidos…
O Tribunal do Júri, realizado nesta segunda-feira (25/8), na 1ª Vara Criminal de Palmas, condenou…
Prefeitura de Palmas recupera mais de 153 mil m² de pavimento em avenidas da região…
Defesa Civil de Palmas emite alerta de baixa umidade para esta semana População deve se…