Reconhecimento de firma já pode ser feito 100% digital em todo o Brasil

O procedimento pode ser feito de qualquer parte do país.

Entrou em funcionamento nesta terça-feira, 7, a plataforma digital e-Notariado, que possibilita o reconhecimento de firma de forma totalmente digital, em qualquer cartório do país. A novidade pode beneficiar cerca de 100 milhões de usuários de todo o Brasil, que às vezes precisam viajar para realizar o procedimento.

A ideia de digitalizar os serviços notariais nasceu por conta da pandemia do coronavírus e do isolamento social, em meados de 2020. O reconhecimento de firma é o procedimento que atesta a autoria da assinatura em um documento. O certificado é utilizado, por exemplo, na compra de imóveis e automóveis. Para fazer o reconhecimento de firma o cidadão precisa ter firma aberta no cartório escolhido e uma assinatura digital emitida pelo mesmo tabelionato, sem custo.

A medida trará também benefícios ambientais, já que a medida pode restringir a utilização de milhões de folhas de papel no país. A digitalização do reconhecimento de firma faz parte de um processo de modernização feita pelos cartórios brasileiros. Desde 2020, os processos de divórcios, testamentos, inventários e as procurações são feitos de forma totalmente online no Brasil.

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.