O Senado aprovou novas regras para o transporte aéreo de cães e gatos em voos domésticos. O projeto (PL 13/2022), que teve origem na Câmara, passou por alterações e retorna para nova análise dos deputados na forma de um substitutivo (texto alternativo) apresentado pela senadora Margareth Buzetti (PSD-MT), que aproveitou sugestões de outros projetos que tramitavam no Senado.
Um dos pontos mais importantes da proposta aprovada é o que obriga todas as empresas aéreas, respeitadas as regras de segurança operacional, a oferecerem opções de transporte de cães e gatos adequadas ao porte e às funções do animal. O texto determina que as empresas publiquem informações atualizadas e completas sobre o serviço e mantenham equipes treinadas e equipamentos específicos para o trabalho.
A proposta é inspirada em ocorrências de maus-tratos e mortes de animais durante o transporte aéreo. A relatora lembra os casos da cadela Pandora, extraviada por 45 dias, e do cão Joca, que morreu após erro no destino e transporte inadequado.
Três projetos tramitavam em conjunto com o PL 13/2022: o PL 1.474/2024, do senador Randolfe Rodrigues (PT-AP); o PL 1.510/2024, do senador Eduardo Gomes (PL-TO); e o PL 1.903/2024, do senador Wellington Fagundes (PL-MT), todos tratando do transporte de animais.
No entanto, em seu relatório, Margareth Buzetti considerou que nenhuma das propostas isoladamente seria suficiente para tratar do tema com a profundidade necessária, e por isso apresentou um substitutivo ao PL 13/2022, do deputado Alencar Santana (PT-SP), incorporando todos.
Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)
Construção da galeria pré-moldada na obra do novo acesso à região norte de Palmas entra…
O Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO) realizou, nesta quarta-feira (10/9), uma ação alusiva ao…
População já pode acessar consulta pública sobre uso de contêineres na coleta de resíduos domiciliares…
Prefeitura de Palmas alerta para cuidados com animais durante período de baixa umidade Defesa Civil…
Em conferência, secretária de Ação Social de Palmas reafirma compromisso da gestão com políticas voltadas…
O Congresso Nacional promulgou a lei que abre crédito extraordinário de R$ 520 milhões em…