A Comissão de Assuntos Sociais (CAS) aprovou, nesta quarta-feira (24), o projeto que regulamenta a profissão de condutor de ambulância e reconhece esses profissionais como trabalhadores da área da saúde (PL 2.336/2023). O texto, relatado pela senadora Professora Dorinha Seabra (União), segue agora para votação em Plenário em regime de urgência.
Para Dorinha, a proposta representa um avanço no reconhecimento e na valorização da categoria, ao mesmo tempo em que garante padrões nacionais de conduta. “As mudanças aprimoram os requisitos de ingresso e permanência na carreira, equilibrando exigências de escolaridade, idade e capacitação técnica com a possibilidade de atualização periódica por meio de regulamentação”, destacou.
O projeto estabelece critérios como idade mínima de 21 anos, ensino médio completo, habilitação nas categorias D ou E, e a comprovação de treinamento e reciclagem em cursos específicos a cada cinco anos. Os profissionais terão prazo de 60 meses, a partir da entrada em vigor da lei, para se adequar às exigências.
Entre as atribuições previstas estão a condução adequada ao quadro clínico do paciente, apoio em procedimentos de suporte básico de vida, contato com a central de regulação médica, além da manutenção básica do veículo.
Com a regulamentação, os condutores de ambulância passam a ser reconhecidos como parte da equipe de saúde, o que possibilita, inclusive, a acumulação de cargos públicos, desde que respeitados os critérios legais de compatibilidade e descanso.
Guarda Metropolitana realiza curso de Condução de viaturas pelo Programa Guardião Escolar Ao todo, 15…
Prefeitura de Palmas trabalha na remoção de galhos e árvores caídas após forte vendaval no…
Guarda Ambiental de Palmas resgata Tamanduá Bandeira em condomínio rural Animal estava acuado por cães…
Prefeitura de Palmas disponibiliza telhas na ação emergencial para atender famílias atingidas por vendaval no…
Primeira-dama de Palmas instala gabinete de crise para ações imediatas em resposta ao vendaval que…
Prefeito Eduardo Siqueira Campos decreta situação de emergência e regulamenta apoio às famílias do Jardim…