Categories: Estado

Relatório do CNJ aponta que servidores (as) são os que mais vivenciam assédio e discriminação no ambiente de trabalho


O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) divulgou o relatório sobre a 2ª Pesquisa Nacional Assédio e Discriminação no âmbito do Poder Judiciário, que teve a finalidade de levantar dados relativos ao cumprimento da Resolução CNJ nº 351/2020, que instituiu, no âmbito do Poder Judiciário, a Política de Prevenção e Enfrentamento do Assédio Moral, do Assédio Sexual e da Discriminação.

A pesquisa ficou aberta para preenchimento entre os dias 5 de dezembro de 2022 e 19 de janeiro de 2023. Participaram 13.772 pessoas, sendo 54,7% da Justiça Estadual; 19,8% da Justiça do Trabalho; 11,7% pertencentes à Justiça Federal; além de 10,6% da Justiça Eleitoral. A maioria que respondeu (79,4%) é servidores e servidoras.

Dentre as pessoas que responderam os questionários, 56,4% afirmaram ter vivenciado algum assédio ou alguma forma de discriminação. Segundo a pesquisa, os servidores e servidoras representam o grupo mais assediado do Poder Judiciário, com 58,3% de casos de assédio e/ou discriminação; em segundo lugar, estão os (as) profissionais da força de trabalho auxiliar, com 45,1%; em seguida, estão os (as) magistrados (as), com 42,8%; e, por fim, ministros (as) ou desembargadores (as), com 27,9%.

O tipo mais frequente é o assédio moral, com 87,6%, seguido pelo assédio sexual, com 14,8%; outros tipos de assédio/discriminação, com 14,7%; e a discriminação em razão do gênero, com 13,1%.

Canais de denúncia

Segundo a pesquisa, o grupo que mais denuncia os casos é o dos servidores (as), com 13,5%.  Todos os dados apresentados pelo CNJ são importantes para conhecer a realidade. A transparência das informações é fundamental para atender a demandas por um ambiente de trabalho livre de assédio, de qualquer gênero e de discriminação.

Para essa missão, o Poder Judiciário do Tocantins, por meio da Comissão de Prevenção e Enfrentamento ao Assédio e à Discriminação, tem promovido ações internas e externas para conscientizar magistrados (as), servidores (as) e colaboradores (as) do Poder Judiciário. Em maio, foi realizada a 2ª Semana de Prevenção do Assédio Moral e o Combate à Discriminação no Trabalho no âmbito do Poder Judiciário. E neste começo de junho, houve mais oficinas e workshops para debater o tema.

A Comissão tem trabalhado também na divulgação dos canais de denúncia, como a Ouvidoria Judiciária, que pode ser acionada pelo site (www.tjto.jus.br/ e-mail –Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.), por telefone (0800-6444334 ou 3218-4412) ou presencialmente (Ouvidoria Judiciária do Tribunal de Justiça do Tocantins, Palácio da Justiça Rio Tocantins, Praça dos Girassóis, s/nº) preservando sempre a identidade, o sigilo e o respeito. (Com informações da 2ª Pesquisa Nacional Assédio e Discriminação no âmbito do Poder Judiciário)

 



FONTE

Tribuna do Tocantins

Recent Posts

Quem são os(as) novos(as) desembargadores(as) do Tribunal de Justiça do Tocantins

Experientes, com sólidas formações, conhecedores da realidade tocantinense, firmes nas decisões, e com olhares sensíveis.…

7 horas ago

Tribunal de Justiça empossa oito novos desembargadores; corte passa a ter 19 membros

O Tribunal Pleno do Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO) elegeu e deu posse a…

8 horas ago

Balanço aponta que mais de 3.440 atendimentos foram ofertados no dia D pela Primeira Infância | Prefeitura Municipal de Palmas

Balanço aponta que mais de 3.440 atendimentos foram ofertados no dia D pela Primeira Infância…

10 horas ago

Comarca de Alvorada anuncia vencedora do concurso de logomarca para projeto de sustentabilidade

Criatividade, consciência ambiental e protagonismo juvenil marcaram o Concurso de Criação da Logomarca do Projeto…

10 horas ago

Prefeitura de Palmas capacita cerca de 500 jovens com cursos gratuitos ao longo de 2025 | Prefeitura Municipal de Palmas

Prefeitura de Palmas capacita cerca de 500 jovens com cursos gratuitos ao longo de 2025…

10 horas ago

Atendimento presencial aos usuários do transporte coletivo será alterado na véspera de natal | Prefeitura Municipal de Palmas

Atendimento presencial aos usuários do transporte coletivo será alterado na véspera de natal Nos dias…

11 horas ago