Categories: Estado

réu é condenado a 37 anos de prisão por homicídio e tentativa de homicídio após Tribunal do Júri


O Tribunal do Júri da 1ª Vara Criminal de Palmas condenou Israel Ribeiro Copertino Pires, 28 anos, pelo homicídio de Lucas Carvalho de Castro e pela tentativa de homicídio contra Rangel Lima Pinho.

Conforme o processo, ele enfrentou o júri acusado de matar Lucas Carvalho de Castro e tentar matar Rangel Lima Pinho a tiros no “Bar da Loira”, em Palmas, no dia 13 de março de 2022. Os crimes ocorreram enquanto o réu cumpria prisão domiciliar, com monitoramento por tornozeleira eletrônica. Israel Pires descumpriu as condições do regime ao se ausentar de sua residência fora do horário permitido para trabalho e ir até o bar onde as vítimas estavam. Os disparos resultaram na morte de Lucas e em ferimentos em Rangel.

No julgamento, o corpo de jurados reconheceu que os crimes foram praticados mediante perigo comum e com uso de recurso que dificultou a defesa das vítimas.

Após o conselho de sentença considerar o réu culpado, a juíza Gisele Pereira de Assunção Veronezi, que presidiu o júri, na quinta-feira (4/9), fixou a pena de 25 anos de prisão pelo assassinato de Lucas Castro e de 12 anos e 6 meses pela tentativa contra Rangel Pinho. Somadas, as penas resultaram em 37 anos e 6 meses de prisão.

A magistrada considerou como agravantes o fato de o réu ser reincidente, com condenação anterior por tentativa de homicídio, e as circunstâncias dos crimes. Também levou em conta a intensidade da ação, em razão dos sete tiros que atingiram a vítima que morreu pelas costas, e as consequências do crime, pois Lucas Castro deixou dois filhos pequenos, um deles com apenas nove meses na época do fato.

A pena de prisão deverá ser cumprida inicialmente em regime fechado, segundo decidiu a juíza, ao determinar que o réu não poderá recorrer da decisão em liberdade.

A juíza também fixou indenização por danos morais no valor de R$ 100 mil para a família de Lucas e de R$ 50 mil para Rangel.



FONTE

Tribuna do Tocantins

Recent Posts

Senadora Professora Dorinha celebra sanção do Sistema Nacional de Educação, marco histórico para o país • Senadora Professora Dorinha

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou, nesta sexta-feira (31), o Projeto de Lei…

15 horas ago

júri condena cinco homens por homicídio e organização criminosa e penas passam de 31 anos

O Tribunal do Júri da Comarca de Xambioá, realizado nesta quinta-feira (30/10), condenou cinco homens…

17 horas ago

Empreendedora tocantinense transforma produtos da Amazônia em negócios globais e leva o Tocantins ao pódio nacional | ASN Tocantins

No sul do Tocantins, uma mulher aprendeu a empreender observando a força e a sabedoria…

18 horas ago

Sebrae revela vencedoras do Prêmio Mulher de Negócios | ASN Tocantins

As empreendedoras Ana Siqueira Calleri (RO), Vilena Ribeiro Silva (MA), Lia Barros (PR), Camila Policarpo…

19 horas ago

Palmas lança Núcleo de Cidadania de Adolescentes para certificação do selo Unicef | Prefeitura Municipal de Palmas

Palmas lança Núcleo de Cidadania de Adolescentes para certificação do selo Unicef Lançamento foi realizado…

20 horas ago

Prefeitura de Palmas disponibiliza linha exclusiva para acesso aos cemitérios no Dia de Finados | Prefeitura Municipal de Palmas

Prefeitura de Palmas disponibiliza linha exclusiva para acesso aos cemitérios no Dia de Finados Ônibus…

21 horas ago