Categories: Estado

Reunião do Comitê de Política Antimanicomial discute avanços na implantação de serviço residencial terapêutico de Palmas


O Comitê Estadual Interinstitucional de Monitoramento da Política Antimanicomial (Ceimpa) se reuniu na última sexta-feira (5/9) para tratar de diversos assuntos relacionados à Política Antimanicomial do Judiciário. A implantação do Serviço Residencial Terapêutico (SRT), previsto para ser instalado até o final deste ano, em Palmas, foi um dos destaques da pauta.

O juiz coordenador do Ceimpa, Allan Martins Ferreira, vistoriou o imóvel alugado a fim de receber as instalações do SRT, na quarta-feira (3/9), e apresentou as últimas informações no encontro. De acordo com o magistrado, sua efetivação é essencial para o cumprimento da desinstitucionalização das oito pessoas com transtornos mentais que seguem em unidades penais à espera de uma vaga.

Com a medida, atende-se à Resolução nº 487/2023 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que estabelece diretrizes da política antimanicomial no Judiciário, visando substituir a permanência de inimputáveis em presídios ou hospitais psiquiátricos pela Rede de Atenção Psicossocial (RAPS), que preconiza o atendimento na comunidade.

Paralelamente a este assunto, os participantes discutiram também a realização de um webinário explicativo do fluxo das medidas de segurança, previsto para acontecer no dia 15 de outubro. O objetivo é divulgar para as comarcas e instituições parceiras, de modo a esclarecer os novos trâmites aos(às) magistrados(as), promotores(as), defensores(as), representantes da Ordem dos Advogados do Brasil e demais interessados.

Nessa reunião, as profissionais da Equipe de Avaliação e Acompanhamento de Medidas Terapêuticas Aplicáveis à Pessoa com Transtorno Mental em Conflito com a Lei (EAP-Desinst) foram apresentadas, sendo vinculada à Secretaria Estadual de Saúde (SES-TO), que oferece suporte ao Judiciário na transição do processo de liberdade das pessoas em cumprimento de medida de segurança.

A reunião contou com representantes do Judiciário, do Executivo estadual e municipal, além de membros do Grupo de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário (GMF/TJTO), do Ministério Público do Estado (MPTO) e da Universidade Federal do Tocantins (UFT).



FONTE

Tribuna do Tocantins

Recent Posts

Semed Palmas orienta rede municipal acerca de atualização das formações obrigatórias para profissionais da Educação Especial Inclusiva | Prefeitura Municipal de Palmas

Semed Palmas orienta rede municipal acerca de atualização das formações obrigatórias para profissionais da Educação…

12 horas ago

Projeto de reforma do Camelódromo avança e obras da primeira fase começam em 2026 | Prefeitura Municipal de Palmas

Projeto de reforma do Camelódromo avança e obras da primeira fase começam em 2026 Obra…

12 horas ago

Comarca de Araguaína adere, mais uma vez, à Campanha Papai Noel dos Correios

A Comarca de Araguaína participou, mais uma vez, da Campanha Papai Noel dos Correios, iniciativa…

13 horas ago

Mais de 1,6 milhão de registros assistenciais na Atenção Primária ampliam acesso e fortalecem a saúde pública em Palmas | Prefeitura Municipal de Palmas

Mais de 1,6 milhão de registros assistenciais na Atenção Primária ampliam acesso e fortalecem a…

13 horas ago

Prefeitura de Palmas amplia infraestrutura esportiva em 2025 | Prefeitura Municipal de Palmas

Prefeitura de Palmas amplia infraestrutura esportiva em 2025 Investimentos garantiram mais quatro quadras poliesportivas em…

13 horas ago

Sistemas administrativos do Poder Judiciário terão parada técnica de sexta a segunda-feira (19 a 22/12)

O Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO) informa que a infraestrutura hiperconvergente (HCI) passará por…

14 horas ago