Categories: Brasil

Revitalização do Centro de SP volta a ser discutida com revisão do Plano Diretor


Em entrevista à Jovem Pan News, o professor de arquitetura e urbanismo do Mackenzie, Valter Caldana, avaliou a situação da região central da capital paulista

RENATO S. CERQUEIRA/FUTURA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO
Moradores em situação de rua no Centro de São Paulo

A revitalização do Centro de São Paulo voltou a ser amplamente discutida à medida que se aproxima a revisão do Plano Diretor Estratégico (PDE), que deve ser votada neste mês na Câmara Municipal. Em entrevista à Jovem Pan News, o professor de arquitetura e urbanismo do Mackenzie, Valter Caldana, avaliou que não existem soluções milagrosas para resolver a situação da região: “É claramente possível se equacionar o problema, desde que não se cometam dois equívocos. O primeiro é querer resolver tudo na chamada ‘bala de prata’, no ‘tiro único’, dizer ‘vamos acabar com a cracolândia’ e sair derrubando prédios, ou cerca e coloca todo mundo no interior do Estado. Não, isso claramente já se mostrou ineficiente sob todos os aspectos, urbanístico, de segurança e de saúde. Tudo o que a gente lê e acompanha já demonstrou que a solução é um processo. A outra coisa, é que a solução, como nós vimos em cidades como Amsterdã e Nova York, por exemplo, que eles minimizaram o problema, passa efetivamente e necessariamente por soluções de arquitetura e urbanismo”.

Sobre a cracolândia, Caldana ainda destaca que medidas urbanísticas podem ajudar a resolver a questão, juntamente com outras ações: “A reorganização dos espaços públicos da cidade é fundamental para que os espaços privados ganhem qualidade. Na hora que você faz isso, você resgata a condição de cidadania e você coloca um programa efetivo de acolhimentos. Não só de acolhimento dos que estão no último grau de dependência e marginalização, mas também de acolhimento de todas as demais atividades. A palavra chave no mundo urbanismo hoje é diversidade. Na verdade, temos que fazer com que hajam encontros, diversidade etária, socioeconômica, cultural, racial e de gênero. Você não pode fingir que o problema não existe”. Entre os projetos recentemente propostos, o professor do Mackenzie defende, por exemplo, a iniciativa de trazer o gabinete do governador de São Paulo para o Centro da capital paulista.

*Com informações do repórter Alvaro Nocera





FONTE

Tribuna do Tocantins

Share
Published by
Tribuna do Tocantins

Recent Posts

TJTO fecha 2025 com recordes conquistados em ações com foco na sustentabilidade

Com sustentabilidade, responsabilidade social e eficiência ambiental incorporadas à rotina institucional, o Tribunal de Justiça…

22 horas ago

Nota de Pesar pelo falecimento de Everaldo José Silva Dourado, pai do servidor Renato Silveira Dourado

O Tribunal de Justiça do Tocantins manifesta o seu pesar pelo falecimento do senhor Everaldo…

23 horas ago

Prefeito de Palmas projeta obras de mobilidade e melhorias nos serviços públicos para 2026 | Prefeitura Municipal de Palmas

Prefeito de Palmas projeta obras de mobilidade e melhorias nos serviços públicos para 2026 Entrevista…

24 horas ago

Nota de Pesar pelo falecimento de Patrícia Moreira Ribeiro, irmã do servidor Rondinelli Ribeiro

O Tribunal de Justiça do Tocantins manifesta o seu pesar pelo falecimento de Patrícia Moreira…

24 horas ago

Nota de Pesar pelo falecimento de Agenor Ribeiro Lopes, pai do servidor Agenor Filho

O Tribunal de Justiça do Tocantins manifesta o seu pesar pelo falecimento do senhor Agenor…

1 dia ago

Prefeitura de Palmas antecipa salário de dezembro para esta quarta-feira, 24 | Prefeitura Municipal de Palmas

Prefeitura de Palmas antecipa salário de dezembro para esta quarta-feira, 24 Pagamento beneficia mais de…

1 dia ago