Categories: Política

Rodrigues cobra transferência de servidores de ex-territórios para a União — Senado Notícias


O senador Chico Rodrigues destacou, em pronunciamento na terça-feira (14), que a aplicação da Emenda Constitucional 98 avançou pouco nos últimos anos com a publicação de um número pequeno de portarias sobre a transposição e o enquadramento dos servidores e empregados dos ex-territórios para os quadros da União.

— É preciso falar da situação de servidores de várias categorias profissionais das áreas de segurança, educação, saúde e administração que já são do quadro do extinto território, que já estão na folha de pagamentos federais e que precisam comprovar que desempenharam atividade policial no passado para ter o direito de entrar em cargos de carreiras da polícia civil. Os servidores da Secretaria de Planejamento também precisam comprovar que desempenharam atividades específicas dessa área para ter o direito de reclassificação em cargos da carreira de planejamento federal — afirmou.

Segundo o senador, o enquadramento dos policiais e dos servidores da Secretaria de Planejamento ficou praticamente parado no Ministério da Economia durante o governo passado. Ele reforçou a necessidade de avançar “com a análise rápida dos pedidos e o reconhecimento de todos que atenderem os critérios da lei e puderem entrar na carreira policial civil e na carreira do planejamento”.

De acordo com Chico Rodrigues, a ministra da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, esclareceu que portarias de reenquadramento de servidores continham erros materiais e formais que precisavam de correção para evitar futuros prejuízos aos servidores.

— A boa notícia que me tranquilizou é que as portarias serão publicadas e os servidores, incluídos em folha de pagamento na medida em que a documentação seja literalmente atendida dentro da regularidade e da normalidade. Há estudos encaminhados para encontrar uma maneira mais rápida para a inclusão em folha, para que o servidor não espere muito tempo para ter sua lotação e seu salário na conta — afirmou.

O enquadramento ou transposição dos servidores dos antigos territórios federais para a União se arrasta desde 1988, quando, pela Constituição, Amapá, Rondônia e Roraima se tornaram estados. Parte dos servidores civis e militares foi incorporada aos respectivos estados e municípios, mas ex-servidores e prestadores de serviços de diversas categorias profissionais reivindicam desde então o enquadramento no quadro da União.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)



FONTE

Tribuna do Tocantins

Recent Posts

Com mais de R$ 8,5 milhões acordados, 20ª Semana Nacional da Conciliação termina nesta sexta-feira (7/11)

Magistrados(as), conciliadores(as) e mediadores(as) estão mobilizados no atendimento aos(às) cidadãos(ãs) que buscam o Poder Judiciário…

12 horas ago

Comissão atribui a bombeiros definir regras para instalação de tomada de carro elétrico – Notícias

06/11/2025 - 19:32   Kayo Magalhães / Câmara dos Deputados Texto aprovado é o substitutivo…

12 horas ago

Prefeitura de Palmas articula plano de ação para atendimento da população em situação de rua | Prefeitura Municipal de Palmas

Prefeitura de Palmas articula plano de ação para atendimento da população em situação de rua…

13 horas ago

Em Manaus, ouvidor judiciário do TJTO participa do 13° Encontro Nacional do Colégio de Ouvidores Judiciais

O ouvidor judiciário do Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO), desembargador João Rodrigues Filho, participa…

13 horas ago

Prefeitura de Palmas orienta tutores sobre prevenção ao câncer de próstata e outras neoplasias em cães e gatos | Prefeitura Municipal de Palmas

Prefeitura de Palmas orienta tutores sobre prevenção ao câncer de próstata e outras neoplasias em…

13 horas ago

Prefeito Eduardo Siqueira Campos é homenageado pelo Exército e pela Marinha em reconhecimento ao apoio institucional | Prefeitura Municipal de Palmas

Prefeito Eduardo Siqueira Campos é homenageado pelo Exército e pela Marinha em reconhecimento ao apoio…

13 horas ago