Com ampliação para 274 lugares na plateia, acessibilidade plena e uma mesa de trabalho com 20 assentos para desembargadores(as), o Salão da Liberdade que abriga o Tribunal Pleno do Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO) voltou a sediar as sessões ordinárias nesta quinta-feira (18/12). A solenidade de entrega das obras de reforma foi realizada no hall de entrada do plenário, com a participação de todos os membros da corte.
“Nesse dia histórico eu agradeço aos meus colegas desembargadores, juízes e todas as pessoas que estão aqui para comemorar essa inauguração tão importante para nós, pois as novas instalações não são apenas pela chegada dos novos componentes, mas também para dar maior conforto ao jurisdicionado, aos advogados, ao Ministério Público, à Defensoria Pública e à sociedade”, afirmou a presidente do TJTO, desembargadora Maysa Vendramini Rosal.
A presidente agradeceu ainda aos servidores técnicos, responsáveis pelas instalações elétricas, sonoras e de tecnologia da informação, e citou nominalmente a vice-presidente Jacqueline Adorno e o decano, desembargador Marco Villas Boas. Segundo a presidente, os dois contribuíram com ideias e soluções para o Salão da Liberdade durante a reforma do plenário.
O decano também se manifestou antes do descerramento da placa, destacando a importância da reforma e modernização do Tribunal e as razões históricas para o nome do espaço. “O Pleno do Tribunal de Justiça leva o nome de Salão da Liberdade pela importância desse valor, que norteou a construção da nossa civilização ocidental. Foi por conta da liberdade que inúmeras batalhas foram travadas no ocidente. Muito sangue foi derramado para que o homem, com sua dignidade, fosse promovido e fosse o centro de atenção do sistema jurídico”, ressaltou.