Categories: Política

Sancionada validação segura para ensinos médio e fundamental feitos no exterior — Senado Notícias


O presidente da República em exercício, Geraldo Alckmin, sancionou sem vetos lei que garante a realização do exame de validação dos ensinos fundamental e médio cursados por brasileiros no exterior. O texto inclui o exame nas metas do Plano Nacional de Educação (PNE – Lei 13.005, de 2014). A sanção da Lei 14.627, de 2023, foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) desta quinta-feira (20).

O Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos no Exterior (Encceja-Exterior) é aplicado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) em parceria com o Ministério das Relações Exteriores.

A lei provém do Projeto de Lei (PL) 2.209/2022, da ex-deputada e atual senadora Professora Dorinha Seabra (União-TO, aprovado pelo Plenário em 27 de junho. De acordo com o relator na Comissão de Educação (CE), senador Esperidião Amin (PP-SC), o texto dá segurança jurídica para o Encceja Exterior.

— Atualmente a certificação por meio do Encceja Exterior é feita com fundamento em normas infralegais. O projeto visa a estabelecer o Encceja Exterior como um comando normativo no PNE de modo a regulamentar em bases permanentes a realização de tal exame. Ainda que o PNE em vigência esteja a pouco mais de um ano do seu fim, consideramos positiva a alteração proposta. Além dos efeitos imediatos, servirá como referência para a próxima edição decenal — disse o senador ao apresentar seu relatório.

PNE

A nova lei institui uma nova estratégia para alcançar a oitava meta do PNE, que visa ao aumento de escolaridade média de jovens de 18 a 29 anos que moram no campo, em regiões pouco escolarizadas ou pertencentes a camadas pobres. A estratégia recém-criada busca coletar anualmente dados sobre o nível de escolarização dos jovens no exterior e promover pesquisas a respeito de seus direitos educacionais, além de ampliar e garantir a validação de diplomas desses estudantes. O intuito é promover políticas públicas específicas para o segmento.

O PNE é um plano estabelecido por lei, que abrange o período de dez anos e determina diretrizes, metas e estratégias para a política educacional. Apesar do plano vigente terminar em 2024, os parlamentares continuam a modificá-lo para que as novidades também sirvam como modelo para o próximo documento a ser elaborado pelo Poder Executivo.

Previsto na Constituição, o plano baliza os estados, Distrito Federal e municípios na elaboração de seus respectivos documentos, chamados planos subnacionais. A integração dos entes federativos na área é garantida não só na Constituição, mas também na Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB – Lei 9.394, de 1996).

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)



FONTE

Tribuna do Tocantins

Recent Posts

Quem são os(as) novos(as) desembargadores(as) do Tribunal de Justiça do Tocantins

Experientes, com sólidas formações, conhecedores da realidade tocantinense, firmes nas decisões, e com olhares sensíveis.…

6 horas ago

Tribunal de Justiça empossa oito novos desembargadores; corte passa a ter 19 membros

O Tribunal Pleno do Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO) elegeu e deu posse a…

7 horas ago

Balanço aponta que mais de 3.440 atendimentos foram ofertados no dia D pela Primeira Infância | Prefeitura Municipal de Palmas

Balanço aponta que mais de 3.440 atendimentos foram ofertados no dia D pela Primeira Infância…

8 horas ago

Comarca de Alvorada anuncia vencedora do concurso de logomarca para projeto de sustentabilidade

Criatividade, consciência ambiental e protagonismo juvenil marcaram o Concurso de Criação da Logomarca do Projeto…

9 horas ago

Prefeitura de Palmas capacita cerca de 500 jovens com cursos gratuitos ao longo de 2025 | Prefeitura Municipal de Palmas

Prefeitura de Palmas capacita cerca de 500 jovens com cursos gratuitos ao longo de 2025…

9 horas ago

Atendimento presencial aos usuários do transporte coletivo será alterado na véspera de natal | Prefeitura Municipal de Palmas

Atendimento presencial aos usuários do transporte coletivo será alterado na véspera de natal Nos dias…

9 horas ago