Em reunião realizada na manhã desta segunda-feira, 28, a Secretaria Municipal da Saúde de Palmas (Semus), representada pela secretária Dhieine Caminski, apresentou o Projeto de Estruturação da Linha de Cuidado ao Transtorno do Espectro Autista (TEA) às mães, pais e cuidadores atípicos na Câmara dos Vereadores. O encontro não foi apenas uma oportunidade para apresentar os avanços da saúde municipal na área, mas também para ouvir as necessidades das famílias e aprimorar a assistência oferecida pela rede. A secretária municipal de Ação Social, Polyanna Siqueira Campos, também participou do evento, esclareceu dúvidas dos presentes e acolheu as demandas apresentadas.
Entre os avanços já alcançados pela atual gestão, destacam-se a implantação de dois Núcleos de Atenção à Saúde da Criança com TEA; criação de três grupos de Apoio para Famílias Neurotípicas, em Unidades de Saúde da Família (USFs); designação de um neurologista infantil exclusivo para os casos de TEA; e a viabilização do credenciamento de clínicas especializadas para ampliar o suporte e os atendimentos a crianças e adolescentes com TEA na rede municipal.
A secretária Dhieine Caminski destacou o compromisso da gestão em construir uma rede de cuidado estruturada e alinhada às necessidades reais das famílias. “Estamos trabalhando para mudar a realidade e construir uma linha de cuidado efetiva para crianças e adolescentes com TEA. Nosso objetivo é organizar o fluxo de atendimento, definir claramente as competências entre Estado e Município, e garantir que as famílias tenham um suporte eficiente e acolhedor,” afirmou Dhieine.
Em parceria com a Secretaria Municipal de Ação Social (Semas), a Saúde tem atuado na integração dos serviços, fortalecendo a rede de suporte às famílias a partir da identificação das vulnerabilidades socioeconômicas.
A secretária de Ação Social, Polyanna Siqueira Campos, avaliou o encontro como um importante espaço de escuta e compromisso com a construção de políticas públicas mais eficazes. “Desde o início da gestão, temos mantido diálogo constante com essas famílias, e já colhemos frutos desse alinhamento, como a construção do Centro de Educação Inclusiva, viabilizada com uma emenda do senador Eduardo Gomes no valor de R$ 5 milhões, além da aquisição de vans para o transporte das crianças aos atendimentos previamente agendados”, ressaltou Polyanna.
Mais avanços
s já implantadas, a Secretaria Municipal da Saúde (Semus) segue estruturando o Programa de Educação Permanente em Atenção à Pessoa com TEA no Sistema Único de Saúde (SUS), que irá capacitar os profissionais da rede municipal. Estão também em andamento a criação de três grupos de apoio para famílias neurodiversas nas regiões norte, central e sul da cidade; o aprimoramento das notas técnicas da área; a elaboração de planos de ação a partir das reuniões com a comunidade; e a implantação de um sistema de monitoramento contínuo das ações, utilizando ferramentas de informação do SUS.
Texto: Fernanda Mendonça
Edição: Denis Rocha
1/1
1/1
Com 3.361 audiências previstas, o Poder Judiciário do Tocantins participa da 20ª Semana Nacional da…
A caravana do JUS em Ação irá desembarcar na Comarca de Novo Acordo, na próxima…
Prefeitura de Palmas reforça linhas do transporte coletivo em horários de pico na região sul…
“Eu gosto muito de plantas, de jardinagem e de artesanato. Então, eu amei!”, expressou, entusiasmada,…
Capacitação e autonomia: 24 mulheres concluem cursos profissionalizantes ofertados pela Prefeitura de Palmas Em parceria…
Cabos de iluminação de LED instalados este ano no Jardim Taquari são furtados Quase 300…