A Secretaria Municipal da Saúde de Palmas (Semus) segue com a estratégia nacional de vacinação contra o papilomavírus humano (HPV), voltada para adolescentes de 15 a 19 anos que ainda não receberam a dose. A iniciativa do Ministério da Saúde (MS), que inicialmente seria realizada entre abril e junho deste ano, foi prorrogada até dezembro de 2025.
Segundo a enfermeira Juliana Souza, na rotina, a vacina contra o HPV é indicada para adolescentes de 9 a 14 anos, com aplicação em dose única, mas com a dilatação do prazo a orientação mudou. “Com a prorrogação da campanha de resgate, jovens de 15 a 19 anos que não foram vacinados na idade recomendada agora têm a oportunidade de se imunizar”, explicou ela.
Juliana ressalta que a vacina HPV4 protege contra os principais tipos de papilomavírus humano e previne infecções que podem evoluir para câncer de colo do útero, pênis, ânus, boca e garganta, além de verrugas genitais.
Salas de Vacina
Em Palmas, as doses estão disponíveis em todas as Unidades de Saúde da Família (USFs) que oferecem sala de vacinação. Para receber a vacina, basta apresentar documento pessoal e cartão de vacina.
Texto: Rodrigo Marques
Edição: Denis Rocha
19/02/2026 - 18:23 Vinicius Loures/Câmara dos Deputados Deputado Vicentinho Júnior, autor do projeto de…
A temporada de julgamentos do Tribunal do Júri da Comarca de Palmas terá início na…
Com o objetivo de identificar e validar boas práticas adotadas por prefeituras do Tocantins que…
O Sebrae Tocantins realiza, na próxima quarta-feira, dia 25, a terceira edição do Prêmio Educador…
A Escola Superior da Magistratura Tocantinense (Esmat) está com inscrições abertas, até amanhã (19/2), para…
Certificação foi entregue pelo presidente do TCE-TO, Alberto Sevilha, ao presidente da Casa, vereador Marilon…