Categories: Estado

Saúde mental dos adolescentes do Sistema Socioeducativo é tema de reunião promovida pela GMF


O Grupo de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário e de Execução de Medidas Socioeducativas do Tribunal de Justiça do Tocantins (GMF/TJTO) realizou, na segunda-feira (26/5), uma reunião interinstitucional para discutir estratégias e ações voltadas à qualificação do atendimento de saúde mental aos(às) adolescentes nas unidades de atendimento socioeducativo de Palmas.

O encontro reuniu representantes da Secretaria de Cidadania e Justiça (Seciju), Secretaria Estadual de Saúde (SES-TO) e Secretaria Municipal de Saúde de Palmas (Semus), por meio das Coordenações dos Programas Estratégicos e do Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil (CAPSi).

Garantir o acesso à saúde é um direito fundamental previsto na Constituição Federal e no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). No contexto do sistema socioeducativo, a saúde mental é um pilar central das políticas públicas estabelecidas pela Lei do Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (Sinase) – Lei nº 12.594/2012 –, que define a responsabilidade compartilhada entre os órgãos do Sistema de Garantia de Direitos para o atendimento dos(as) adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas.

Durante a reunião, foram debatidos os principais desafios do atendimento a esses(as) jovens, como a demanda espontânea e a regulação dos casos para a rede socioassistencial. A articulação eficaz entre o Judiciário e o Executivo foi destacada como essencial para garantir o acesso adequado ao cuidado em saúde mental diante das complexidades do sistema.

Os participantes ressaltaram a necessidade de implementar políticas públicas que assegurem o acompanhamento contínuo da saúde mental dos(as) adolescentes, por meio de equipes multidisciplinares qualificadas e do fortalecimento da rede de apoio comunitária. Também foram discutidas ações para capacitar os profissionais que atuam nas unidades socioeducativas, promovendo o conhecimento sobre os serviços disponíveis na rede.

Seminário

Na ocasião, os presentes discutiram o “I Seminário Estadual de Atenção à Saúde no Sistema Socioeducativo Tocantinense: Por um Paradigma Biopsicossocial”, previsto para outubro de 2025. O evento tem como objetivo fomentar o debate e a construção coletiva de políticas públicas que integrem uma visão biopsicossocial na atenção à saúde dos adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas. Realizado pela Escola Superior da Magistratura do Tocantins (Esmat), em parceria com a SES-TO e a Seciju, o seminário terá carga horária de 16 horas, será oferecido na modalidade híbrida e contará com 320 vagas presenciais para profissionais do Sistema de Justiça e da Política Estadual de Atendimento Socioeducativo.

Painel de Saúde Mental no Socioeducativo do CNJ

Em 19 de maio de 2025, o Conselho Nacional de Justiça (CNJ), em parceria com os Ministérios da Saúde e dos Direitos Humanos e da Cidadania, lançou o Painel de Saúde Mental no Socioeducativo. Essa ferramenta estratégica visa fortalecer a formulação e o monitoramento de políticas públicas baseadas em dados concretos, alinhando-se à Política Nacional de Atenção Integral à Saúde de Adolescentes em Conflito com a Lei (PNAISARI) e à Lei nº 10.216/2001, que protege os direitos das pessoas com transtornos mentais.

No Tocantins, o painel destaca a existência de dois CAPSi – em Palmas e Araguaína –, sendo Palmas o único município habilitado na PNAISARI, o que evidencia a necessidade urgente de expandir essa política para outras regiões, garantindo maior cobertura e equidade no atendimento. Além disso, o painel disponibiliza dados sobre a Rede de Atenção Psicossocial (RAPS), permitindo uma avaliação detalhada do percurso dos adolescentes na rede geral de saúde e nos serviços especializados, facilitando a identificação de desafios e oportunidades de aprimoramento.



FONTE

Tribuna do Tocantins

Recent Posts

Zanin determina volta de prefeito de Palmas ao cargo

O ministro Cristiano Zanin, do STF (Supremo Tribunal Federal), determinou, nesta quinta-feira (17), a volta…

9 horas ago

Relatório final da Semana Nacional da Saúde da Mulher Indígena é entregue às instituições parceiras no Tocantins

Relatório final da Semana Nacional da Saúde da Mulher Indígena é entregue às instituições parceiras…

15 horas ago

Prefeitura de Palmas oferece palestra sobre normas para projetos em saúde para profissionais da construção civil | Prefeitura Municipal de Palmas

Prefeitura de Palmas oferece palestra sobre normas para projetos em saúde para profissionais da construção…

15 horas ago

Palmas avança na modernização da iluminação pública com tecnologia LED | Prefeitura Municipal de Palmas

Palmas avança na modernização da iluminação pública com tecnologia LED Três projetos voltados à eficiência…

16 horas ago

Motocicleta adulterada é apreendida na Quadra Arno 13 | Prefeitura Municipal de Palmas

Motocicleta adulterada é apreendida na Quadra Arno 13 Veículo com cor distinta da documentada e…

17 horas ago

mutirão previdenciário analisa 15 processos em um dia

Em um esforço concentrado para agilizar a tramitação de ações previdenciárias, a comarca de Peixe…

17 horas ago