Categories: Estado

Segunda-feira (11/9) é o prazo final das inscrições para o primeiro círculo de leitura do projeto “Oficina Literária”


Com o  objetivo de fomentar o hábito da leitura reflexiva entre os integrantes do Poder Judiciário do Tocantins, a Diretoria de Gestão de Pessoas (DIGEP) vai estrear, no mês de setembro, o projeto “Oficinas Literárias”.

Direcionado a magistrados(as), servidores(as), estagiários(as) e voluntários(as) atuantes no TJTO, o projeto, em 2023, será composto por três círculos de leitura que acontecerão nos meses de setembro, outubro e novembro, via plataforma Google Meet.

Em cada círculo, uma obra literária será apresentada e discutida em três encontros semanais, promovidos pela equipe de assistentes sociais do Centro de Saúde (CESAU), com a mediação de profissionais credenciados ao Grupo Gestor das Equipes Multidisciplinares (GGEM).

O primeiro círculo acontecerá nas terças-feiras dos dias 12, 19 e 26/9, das 19h às 21h. E a obra escolhida para estreia é o livro Olhos D’água (2014), da escritora Conceição Evaristo. Para a servidora Janaína Costa Rodrigues, que atua como assistente social no Centro de Saúde (CESAU), o objetivo do projeto é provocar nos participantes reflexões sobre temáticas sociais e de saúde.

“Nesta primeira etapa, em setembro, vamos abordar o racismo e desigualdades na sociedade brasileira a partir de uma visão da periferia. A ideia é sairmos de nossa bolha da classe média para que possamos, através da literatura, visitar a realidade de outras pessoas que moram na periferia e vivem várias situações diferentes das que a gente vive aqui”, revela a servidora do Centro de Saúde.

A autora

Expoente da literatura contemporânea, Conceição Evaristo é professora, romancista, poeta e contista homenageada como Personalidade Literária do Ano pelo Prêmio Jabuti 2019. Suas obras refletem sobre o protagonismo feminino e a realidade de pessoas negras na sociedade.

A obra

Vencedor do Prêmio Jabuti 2015, na categoria contos e crônicas, o livro  Olhos D’água traz uma série de narrativas, composta por 15 diferentes contos. Histórias que se cruzam ao revelar o cotidiano de mulheres e homens negros, que diante os mais diferentes tipos de violência e depreciação na sociedade.

Inscrições

Vamos participar? O projeto oferece até 28 vagas por cada círculo de leitura, e as inscrições para a primeira etapa se encerram na segunda-feira (11/9). Para se inscrever, o(a) candidato(a) deve preencher corretamente o formulário clicando aqui.





FONTE

Tribuna do Tocantins

Recent Posts

Projeto ‘Conexões de Aprendizagem’ promove integração entre as escolas com vistas ao Ideb 2025 | Prefeitura Municipal de Palmas

Projeto ‘Conexões de Aprendizagem’ promove integração entre as escolas com vistas ao Ideb 2025 Encontros…

51 minutos ago

Prefeitura de Palmas realiza sorteio dos 56 boxes da Área de Comércio Popular de Taquaralto | Prefeitura Municipal de Palmas

Prefeitura de Palmas realiza sorteio dos 56 boxes da Área de Comércio Popular de Taquaralto…

5 horas ago

Educação de Jovens e Adultos promove aprendizado e socialização para idosos de Palmas | Prefeitura Municipal de Palmas

Educação de Jovens e Adultos promove aprendizado e socialização para idosos de Palmas Além da…

6 horas ago

Inscrições para o processo de escolha de diretores das escolas de Palmas começam na segunda-feira, 15 | Prefeitura Municipal de Palmas

Inscrições para o processo de escolha de diretores das escolas de Palmas começam na segunda-feira,…

6 horas ago

Casamento Comunitário de 110 casais marca encerramento do Pop Rua Jud

O sim ecoou na quadra poliesportiva da Escola de Tempo Integral Almirante Tamandaré, na noite…

15 horas ago

Mais de 900 atendimentos mobiliza 2ª edição do Pop Rua Jud

“Sensação de dever cumprido!”, disse a coordenadora dos voluntários, servidora do Tribunal de Justiça do…

16 horas ago