O Sistema Eletrônico de Informações do Tribunal de Justiça do Tocantins (SEI/TJTO) passou por uma atualização importante para ampliar a acessibilidade de pessoas com deficiência visual, baixa visão e dislexia, aos seus documentos. A iniciativa atende solicitação da Comissão Permanente de Acessibilidade e Inclusão (CPAI/TJTO).
Com as mudanças, os documentos oficiais passam a ser gerados com a fonte Calibri (sem serifa), considerada mais legível e acessível para leitores com dificuldades visuais. O SEI também ganhou um botão de acessibilidade que permite o alinhamento do texto à esquerda. Para a CPAI, a medida representa um avanço na garantia de que todos os documentos oficiais sejam produzidos em formato acessível.
“Ao assegurar que nossos documentos oficiais possam ser lidos e compreendidos com mais clareza por pessoas com deficiência, por servidores e cidadãos com baixa visão, dislexia ou mesmo por aqueles que acessam nossos sistemas em dispositivos móveis, estamos fortalecendo o princípio da dignidade da pessoa humana e aprimorando a eficiência comunicacional da nossa Administração”, afirmou a presidente da CPAI, desembargadora Ângela Haonat, ao destacar que as medidas estão alinhadas às melhores práticas nacionais e internacionais de acessibilidade, com respaldo na Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência.
Entenda
Antes da atualização, os documentos eram produzidos na fonte Times New Roman, com alinhamento justificado. Esse formato dificulta a leitura de pessoas com deficiência e prejudica a interpretação por leitores de tela, comprometendo a acessibilidade comunicacional.