Categories: Estado

Seminário de Gestão Socioambiental destaca a colaboração interdisciplinar na efetivação da Justiça Climática


Reunindo especialistas, a terceira edição do Seminário de Gestão Socioambiental iniciou na tarde desta quinta-feira (22/6) com debates transformadores e de conscientização sobre os desafios ambientais. Dado o pontapé inicial, o primeiro dia do Evento foi focado nas discussões acerca do papel do Judiciário no enfrentamento das problemáticas climáticas e na busca por soluções realmente efetivas.

O papel do Poder Judiciário no enfrentamento da emergência climática

Na primeira palestra do dia, a juíza federal Rafaela Santos Martins da Rosa, coordenadora do Jusclima 2030 e atuante na Justiça Federal do Rio Grande do Sul, abordou o tema “O papel do Poder Judiciário no enfrentamento da emergência climática”. A juíza ressaltou a importância de todos os órgãos e poderes atuarem diante da iminente emergência climática e lembrou que estamos próximos de atingir um aumento de um grau e meio se não cumprirmos as metas estabelecidas no acordo de Paris. Ela destacou que o Judiciário desempenha um papel fundamental na gestão interna, implementando planos de compensação e mitigação, além de atuar na atividade jurisdicional, especialmente no campo da litigância climática.

 

Litigância climática

A segunda palestra, ministrada pela advogada Patrícia Faga Iglecias, professora associada da USP e superintendente de Gestão Ambiental da Reitoria da USP, trouxe à discussão o tema “Litigância climática”. Com uma visão abrangente sobre a litigância climática, Iglecias ressaltou sua importância como instrumento para levar questões cruciais de proteção ambiental ao Poder Judiciário. Além da mitigação das mudanças climáticas, a advogada destacou a necessidade de ações de adaptação, com vista a preparar nossas cidades e nosso País para enfrentar os desafios do futuro.

“A litigância climática permite que temas macro da proteção ambiental sejam levados ao Poder Judiciário e assim possamos trabalhar não só a questão da mitigação das mudanças climáticas, mas também as ações de adaptação para que as nossas cidades e o nosso País estejam mais bem preparados, bem como haja discussão em torno das perdas e danos. É, pois, um tema fundamental hoje para qualquer estudioso do Direito Ambiental. Percebemos que não é possível resolver todas as questões ligadas às mudanças climáticas no âmbito do Direito; por isso, a interdisciplinaridade acaba sendo fundamental, permitindo que diferentes áreas do conhecimento possam trazer aportes para soluções dos conflitos ambientais”, comentou a advogada.

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)

Encerrando o primeiro dia do Seminário, a doutora Thaysi Castro Coelho Andrade, da Universidade do Tocantins (UNITINS), trouxe à tona a relação entre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e as mudanças climáticas. A palestrante ressaltou a importância de se cumprirem as 169 metas estabelecidas e destacou a necessidade de um compromisso global e ações conjuntas para construir um futuro mais sustentável.

“A relação entre os ODS e as mudanças climáticas é direta, uma vez que os ODS buscam justamente atenuar alguns dos impactos que as mudanças climáticas já estão promovendo no meio ambiente e nas comunidades de um modo geral”, disse.

O Seminário de Gestão Socioambiental, que é uma iniciativa promovida pelo Poder Judiciário, por meio da Escola Superior da Magistratura Tocantinense (ESMAT), segue até amanhã (23/6). O Evento visa promover capacitação e sensibilização da população sobre as mudanças climáticas.



FONTE

Tribuna do Tocantins

Recent Posts

Espetáculo ‘Abrigo’ encerra a programação da Semana pela Vida realizada pelo Cmei Ana Luíza, em Taquaruçu | Prefeitura Municipal de Palmas

Espetáculo ‘Abrigo’ encerra a programação da Semana pela Vida realizada pelo Cmei Ana Luíza, em…

10 horas ago

Projeto ‘Conexões de Aprendizagem’ promove integração entre as escolas com vistas ao Ideb 2025 | Prefeitura Municipal de Palmas

Projeto ‘Conexões de Aprendizagem’ promove integração entre as escolas com vistas ao Ideb 2025 Encontros…

11 horas ago

Prefeitura de Palmas realiza sorteio dos 56 boxes da Área de Comércio Popular de Taquaralto | Prefeitura Municipal de Palmas

Prefeitura de Palmas realiza sorteio dos 56 boxes da Área de Comércio Popular de Taquaralto…

15 horas ago

Educação de Jovens e Adultos promove aprendizado e socialização para idosos de Palmas | Prefeitura Municipal de Palmas

Educação de Jovens e Adultos promove aprendizado e socialização para idosos de Palmas Além da…

15 horas ago

Inscrições para o processo de escolha de diretores das escolas de Palmas começam na segunda-feira, 15 | Prefeitura Municipal de Palmas

Inscrições para o processo de escolha de diretores das escolas de Palmas começam na segunda-feira,…

16 horas ago

Casamento Comunitário de 110 casais marca encerramento do Pop Rua Jud

O sim ecoou na quadra poliesportiva da Escola de Tempo Integral Almirante Tamandaré, na noite…

1 dia ago