Categories: Estado

Seminário de Gestão Socioambiental encerra com debate multidisciplinar sobre questões ambientais e sociais


O último dia do III Seminário de Gestão Socioambiental foi marcado por palestras importantes e reflexões profundas sobre cidadania climática e estratégias de desenvolvimento sustentável. A primeira palestra foi ministrada pelo engenheiro florestal Carlos Vicente, coordenador nacional da IRI Brasil (ONU). O palestrante abordou a importância de uma nova forma de ser e estar no mundo, baseada no paradigma do cuidado. Segundo Carlos Vicente, a cidadania climática engloba o cuidado consigo mesmo, com o próximo, com o meio ambiente e com as futuras gerações.

Na segunda palestra, a advogada Caroline Marques Leal Jorge Santos, pesquisadora do grupo de estudos aplicados ao meio ambiente da Universidade de São Paulo (GEAMA/USP), discorreu sobre as possíveis repercussões dos danos climáticos no Judiciário, sob a perspectiva da responsabilidade civil. 

REDD+ Jurisdicional

O tema da terceira e última palestra foi “REDD+ Jurisdicional: oportunidades de negócio do Tocantins para uma estratégia de desenvolvimento de baixas emissões de gases de efeito estufa: Tocantins competitivo e sustentável”. A palestrante, doutora Marli Santos, superintendente de Gestão de Políticas Públicas Ambientais da SEMARH-Tocantins, esclareceu as dúvidas sobre o programa REDD+ e sua aplicação no estado do Tocantins. Ela também explicou que o REDD+ é um instrumento econômico que busca a preservação das florestas.

Thiago Costa Rodrigues, sociólogo e mestre em ciências do ambiente, expressou sua satisfação como participante inscrito no Seminário, afirmando: “O Seminário promovido pela Esmat e pelo Tribunal de Justiça vem para consolidar uma discussão fundamental sobre a responsabilidade socioambiental no contexto do Direito e em outras áreas, de uma perspectiva multidisciplinar. Essas discussões contribuem significativamente para as políticas de preservação do meio ambiente, que o estado do Tocantins, por exemplo, busca promover, assim como para o protagonismo do Tribunal de Justiça e da Esmat nesse tema. Parabenizo o Evento e espero que ele ocorra cada vez mais, ampliando o debate sobre questões ambientais e sociais”, comentou.

O Seminário de Gestão Socioambiental é uma iniciativa promovida pelo Poder Judiciário, por meio da Coordenadoria de Gestão Socioambiental e de Responsabilidade Social (COGERSA), em parceria com a Escola Superior da Magistratura Tocantinense (ESMAT) e a Rede TO Sustentável.



FONTE

Tribuna do Tocantins

Recent Posts

Em Brasília, Tribunal de Justiça do Tocantins participa do Conip 2025 com apresentação de case finalista no prêmio

O Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO) marcou presença na 20ª edição do Congresso de…

2 horas ago

TJTO leva serviços e atendimentos à população de Miracema

O Colégio Tocantins, em Miracema, foi o ponto de partida para o primeiro encontro do…

3 horas ago

Presidente do TJTO é condecorada com Ordem do Mérito Dom Bosco

O Tribunal Regional do Trabalho da 10ª Região (TRT-10) realizou nesta sexta-feira (29/8), em Brasília,…

11 horas ago

Nota de Pesar pelo falecimento da senhora Niclair Alves Caetano, mãe da servidora Lauane Caetano

O Tribunal de Justiça manifesta o seu pesar pelo falecimento da senhora Niclair Alves Caetano,…

12 horas ago

Prefeitura mantém cronograma semanal de lavagem das feiras livres de Palmas | Prefeitura Municipal de Palmas

Prefeitura mantém cronograma semanal de lavagem das feiras livres de Palmas Todas as oito feiras…

13 horas ago

Parque da Pessoa Idosa da Prefeitura de Palmas prepara membros para apresentação de boleros | Prefeitura Municipal de Palmas

Parque da Pessoa Idosa da Prefeitura de Palmas prepara membros para apresentação de boleros Ação…

13 horas ago