Categories: Estado

Seminário inicia discutindo impacto social positivo da inteligência artificial


O Seminário sobre os novos rumos da economia global teve início nesta quinta-feira (8/3) com a fala do desembargador Marco Villas Boas, presidente do Colégio Permanente de Diretores de Escolas Estaduais da Magistratura (Copedem) e diretor geral da Escola Superior da Magistratura Tocantinense (Esmat). Em comentário, ressaltou a importância da parceria com o Instituto Memory na realização de eventos relevantes para a magistratura nacional.

“Este nosso Seminário, que se preocupa com os rumos da economia global, a transformação digital, a inovação e o desenvolvimento socioeconômico, é uma parceria com o Instituto Memory que tem dado certo e tem sido muito benéfica para o Poder Judiciário do Brasil, para a Magistratura brasileira. Tem rendido bons frutos, com seminários sempre bem pensados e painéis de excelente qualidade”, disse.

Em relação ao modelo de linguagem desenvolvido pela Google, o desembargador abordou as discussões sobre o uso ético da Inteligência Artificial (IA) e seu impacto no Judiciário.

“A grandiosa iniciativa Gemini tem trazido uma abordagem abrangente à inteligência artificial generativa, permitindo que essa ferramenta seja utilizada como potencial exponencial. Esta inteligência artificial recentemente emergida tem impactado significativamente a vida das pessoas, a economia, o desenvolvimento e todos os setores da nossa sociedade. Evidentemente, há uma preocupação significativa em relação à utilização da inteligência artificial generativa e aos limites éticos, principalmente nas relações entre humanos e máquinas que são de interesse direto para o Direito”, comentou.

Palestra

A palestra de abertura foi proferida por Milton Larsen Burgese, diretor de computação para América Latina, do Google, com o tema “Aplicação de novas tecnologias — IA e Gemini”. Durante sua apresentação, o palestrante abordou tópicos como Google Cloud, transformação digital, desenvolvimento socioeconômico, inteligência artificial responsável e impacto social positivo da IA.

Milton destacou o papel fundamental da justiça no desenvolvimento da sociedade, contribuindo para diversos setores do País. “Penso que muitas vezes as pessoas não entendem ou não percebem que sem justiça nós basicamente não temos nada no País. Não temos educação nem segurança pública. A justiça permeia o desenvolvimento de qualquer nação, e acredito que um grande objetivo que temos [o Google] é trabalhar em parceria para poder melhorar esse cenário e conseguir impactar cada vez mais”, falou.




FONTE

Tribuna do Tocantins

Recent Posts

Educação de Palmas realiza formação para supervisores pedagógicos com foco na avaliação do Saeb | Prefeitura Municipal de Palmas

Educação de Palmas realiza formação para supervisores pedagógicos com foco na avaliação do Saeb Próximo…

7 horas ago

Mais de 500 voluntários(as) são capacitados(as) para atuar no Pop Rua Jud na sexta-feira (12/9)

“Vocês são a força motriz desta iniciativa. Com empatia e respeito, cada ato de amor…

7 horas ago

Prefeitura de Palmas oferta oficina gratuita sobre inovação a microempreendedores da Capital | Prefeitura Municipal de Palmas

Prefeitura de Palmas oferta oficina gratuita sobre inovação a microempreendedores da Capital Capacitação será realizada…

7 horas ago

Prefeitura de Palmas e Ulbra firmam parceria para implantação de unidade de saúde comunitária | Prefeitura Municipal de Palmas

Prefeitura de Palmas e Ulbra firmam parceria para implantação de unidade de saúde comunitária Projeto…

8 horas ago

Comissão Mista de Orçamento aprova créditos para fundo da reforma tributária – Notícias

09/09/2025 - 17:39   Pablo Valadares / Câmara dos Deputados Reunião da Comissão Mista de…

8 horas ago

Ex-prefeito de Palmeirante é condenado por improbidade administrativa e terá que ressarcir mais de R$ 6,8 milhões

O juiz José Roberto Ferreira Ribeiro, da 1ª Vara Cível de Colinas do Tocantins, sentenciou…

8 horas ago