Categories: Estado

Seminário inicia discutindo impacto social positivo da inteligência artificial


O Seminário sobre os novos rumos da economia global teve início nesta quinta-feira (8/3) com a fala do desembargador Marco Villas Boas, presidente do Colégio Permanente de Diretores de Escolas Estaduais da Magistratura (Copedem) e diretor geral da Escola Superior da Magistratura Tocantinense (Esmat). Em comentário, ressaltou a importância da parceria com o Instituto Memory na realização de eventos relevantes para a magistratura nacional.

“Este nosso Seminário, que se preocupa com os rumos da economia global, a transformação digital, a inovação e o desenvolvimento socioeconômico, é uma parceria com o Instituto Memory que tem dado certo e tem sido muito benéfica para o Poder Judiciário do Brasil, para a Magistratura brasileira. Tem rendido bons frutos, com seminários sempre bem pensados e painéis de excelente qualidade”, disse.

Em relação ao modelo de linguagem desenvolvido pela Google, o desembargador abordou as discussões sobre o uso ético da Inteligência Artificial (IA) e seu impacto no Judiciário.

“A grandiosa iniciativa Gemini tem trazido uma abordagem abrangente à inteligência artificial generativa, permitindo que essa ferramenta seja utilizada como potencial exponencial. Esta inteligência artificial recentemente emergida tem impactado significativamente a vida das pessoas, a economia, o desenvolvimento e todos os setores da nossa sociedade. Evidentemente, há uma preocupação significativa em relação à utilização da inteligência artificial generativa e aos limites éticos, principalmente nas relações entre humanos e máquinas que são de interesse direto para o Direito”, comentou.

Palestra

A palestra de abertura foi proferida por Milton Larsen Burgese, diretor de computação para América Latina, do Google, com o tema “Aplicação de novas tecnologias — IA e Gemini”. Durante sua apresentação, o palestrante abordou tópicos como Google Cloud, transformação digital, desenvolvimento socioeconômico, inteligência artificial responsável e impacto social positivo da IA.

Milton destacou o papel fundamental da justiça no desenvolvimento da sociedade, contribuindo para diversos setores do País. “Penso que muitas vezes as pessoas não entendem ou não percebem que sem justiça nós basicamente não temos nada no País. Não temos educação nem segurança pública. A justiça permeia o desenvolvimento de qualquer nação, e acredito que um grande objetivo que temos [o Google] é trabalhar em parceria para poder melhorar esse cenário e conseguir impactar cada vez mais”, falou.




FONTE

Tribuna do Tocantins

Recent Posts

Apresentações do Natal Luz encantam o distrito de Taquaruçu | Prefeitura Municipal de Palmas

Apresentações do Natal Luz encantam o distrito de Taquaruçu Programação segue no fim de semana…

11 horas ago

Educação de Palmas divulga resultado preliminar da análise de currículos dos candidatos a diretor escolar | Prefeitura Municipal de Palmas

Educação de Palmas divulga resultado preliminar da análise de currículos dos candidatos a diretor escolar…

13 horas ago

Semed Palmas orienta rede municipal acerca de atualização das formações obrigatórias para profissionais da Educação Especial Inclusiva | Prefeitura Municipal de Palmas

Semed Palmas orienta rede municipal acerca de atualização das formações obrigatórias para profissionais da Educação…

1 dia ago

Projeto de reforma do Camelódromo avança e obras da primeira fase começam em 2026 | Prefeitura Municipal de Palmas

Projeto de reforma do Camelódromo avança e obras da primeira fase começam em 2026 Obra…

1 dia ago

Comarca de Araguaína adere, mais uma vez, à Campanha Papai Noel dos Correios

A Comarca de Araguaína participou, mais uma vez, da Campanha Papai Noel dos Correios, iniciativa…

1 dia ago

Mais de 1,6 milhão de registros assistenciais na Atenção Primária ampliam acesso e fortalecem a saúde pública em Palmas | Prefeitura Municipal de Palmas

Mais de 1,6 milhão de registros assistenciais na Atenção Primária ampliam acesso e fortalecem a…

1 dia ago