O Senado fará sessão especial, em data a ser confirmada, para comemorar o Dia do Parlamento. O requerimento para a sessão (RQS 155/2023), de autoria do senador Rogério Carvalho (PT-SE), foi aprovado em Plenário nesta terça-feira (14).
O Dia do Parlamento é celebrado em 3 de maio. Em 2023, essa data marca os 200 anos da primeira Assembleia Constituinte e da criação do Poder Legislativo no Brasil.
“Esse importante dia sinaliza o início das atividades do Poder Legislativo em nosso país [em 1823], com a reunião de deputados eleitos objetivando criar uma Constituição para o Brasil. A Assembleia Constituinte conferiu concretude ao anseio de representatividade dos brasileiros”, disse o senador em seu requerimento.
Segundo Rogério Carvalho, na ocasião foram discutidos temas que ainda hoje são relevantes, como a liberdade de imprensa, numa sessão “sempre lembrada pelo ambiente de tensão e tumulto”. Em seguida, lembra ele, houve o episódio conhecido como “Noite da Agonia”, em que o imperador Dom Pedro I determinou que a assembleia fosse cercada pela tropa imperial com peças de artilharia. A Assembleia Constituinte foi dissolvida em 12 de novembro de 1823.
Para o senador, ao se comemorar essa data, o Poder Legislativo “mostra sua resiliência e sua prontidão para debater os temas da maior relevância para o povo brasileiro”.
“Propostas como o Bolsa Família, o Auxílio-Gás, o Auxílio Emergencial e a PEC da Transição são recentes exemplos de como as votações na Câmara dos Deputados e no Senado impactam a vida do cidadão brasileiro. Por isso, justifica-se a realização da sessão especial, como forma de manter acesa a importância dos debates legislativos e das proposições aqui aprovadas”, disse ele no requerimento.
Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)
Dedetização nos fóruns do interior é reagendada para 28 e 29 de novembro Por Heloísa…
As diretrizes e metas da segunda edição do projeto Plantar para ComPENSAR foram apresentadas às…
O mutirão de audiências realizado na Comarca de Palmas aprovou 110 Acordos de Não Persecução…
Mais de mil currículos já estão cadastrados nas vagas ofertadas pelo Mutirão Palmas Mais Empregos…
Como parte da campanha do Novembro Azul, o Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO) promoveu…
Equipe técnica da Semed formaliza entrega de relatório para a Comissão Coordenadora de Monitoramento e…